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A importância da psicologia das cores para profissionais da área criativa

Por Letícia Dell'Andrea e Anaísa Foster



Está cada vez mais difícil impactar as pessoas de um modo geral, devido a grande quantidade de informações e conteúdos em tempo real. Tendo em vista que o estímulo visual é uma das maneiras mais utilizadas para chamar atenção, as cores vêm sendo estudadas e aprimoradas para agradar todos os públicos. Muitas marcas vêm buscando entender o consumidor e suas necessidades, sempre o estimulando com conteúdos interessantes, visuais e interativos. A percepção da cor depende de diversos contextos e pode ser vista em diferentes tons quando influenciada por contrastes, além disso, pode trazer diversos significados e sensações para quem a percebe, como veremos a seguir.



O QUE É A PSICOLOGIA DAS CORES?


As cores possuem diversos significados que variam conforme cada finalidade aplicada. Para isso foi necessário um estudo direcionado, chamado de Psicologia das cores. A psicologia das cores nada mais é do que o estudo da forma como o cérebro humano associa as cores e as transforma em sentimentos.


Este estudo serve para ajudar a compreender a influência das cores no nosso dia dia e como nos relacionamos com essas percepções. Cada cor tem um significado e uma particularidade, porém cada pessoa tem sua própria percepção em relação ao que está vendo, tudo vai depender do contexto onde ela está sendo aplicada.


As cores influenciam e interferem direta e indiretamente o cotidiano das pessoas, gerando um impacto significativo no consumo, por exemplo. Elas despertam reações psicológicas e até mesmo fisiológicas nas pessoas. Assim, é de grande importância que as marcas levem isso em consideração na hora de criar sua identidade visual. Entenda mais no tópico abaixo.


marcas famosas e o que suas cores representam


A PSICOLOGIA DAS CORES NO MARKETING


Esse termo tornou-se fundamental em diversas áreas, mas principalmente na arte, no design e no marketing. O desenvolvimento visual de uma marca é de extrema importância para chamar a atenção do público e se destacar no mercado. Com isso, as cores escolhidas para representá-la devem cumprir com esse papel.


A cor pode ser responsável por manipular nossos sentimentos, trazendo mensagens e sensações. É como escolher um livro pela capa, se o estudo da cor for bem aplicado, a arte pode chamar a atenção e fazer o público se interessar antes mesmo de saber o seu conteúdo.


Certas cores já são associadas a determinados conceitos fixos na cabeça das pessoas, como por exemplo, o vermelho que remete a paixão, amor e calor, já o azul, ligado à água, céu e ao frescor. Portanto, o uso da cor deve servir para auxiliar na mensagem que deve ser transmitida através do produto e principalmente fazer o consumidor ser “fisgado” pela estética.


Os sites e aplicativos são outros meios que inicialmente não contavam com um design adequado para a boa navegação do usuário, poucas pessoas tinham conhecimento sobre o uso das cores para melhorar a experiência do usuário, com o tempo, e com o grande avanço da usabilidade dos sites como meio para se fazer diversas atividades, o estudo dos tons se tornou presente na vida desses criadores.


Assim, conclui-se, que as cores estão muito presentes no nosso dia a dia e portanto influenciam diretamente em nossas emoções e escolhas, dessa forma, tornou-se de extrema importância o conhecimento dessas informações por parte dos profissionais da área, já que o mercado necessita de pessoas capacitadas que saibam fazer um trabalho coerente, eficiente e inerente a mensagem que deseja ser passada ao público.





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