top of page
  • Foto do escritorAgência Multimídia Experimental Unidavi

A UTILIZAÇÃO DA REGRA DOS TERÇOS NAS FOTOS DO DIA A DIA

Uma técnica de composição profissional, que você poderá usar no seu celular e assim ter fotos dinâmicas!

Por: Stephanie Albino Zimmer

Publicado em: 23/11/2021 às 9h16


Para começar, você deverá ativar a opção “grade” nas configurações da sua câmera. Então, notará nove quadrados na tela, essa é a regra dos terços - uma das bases da composição fotográfica!


Para utilizá-la, você vai posicionar o objeto a ser fotografado em qualquer das intersecções desse grande jogo da velha, que chamamos de “pontos de ouro”. Dessa forma sua foto ficará com uma composição mais dinâmica e harmoniosa. E, fugirá da famosa simetria!


Mas, porque dizemos que é harmoniosa? Bom, a regra dos terços é uma técnica de composição que provavelmente deriva da chamada “proporção áurea”. Proporções naturais que podemos encontrar em vários objetos da natureza, como as conchas, galáxias e furacões vistos via satélite.


Por conta disso, crê-se que nossa mente prefira esses tipos de composições, em comparação com outras, já que nos remetem ao equilíbrio.


Exemplo de fotografia (a ponte Golden Gate de São Francisco, Califórnia) com a regra dos terços em ação


Outro exemplo de fotografia, nesse caso uma gestante na praia, e como podemos ver a maior parte do seu corpo encontra-se perto dos pontos de ouro do lado direito. E, coincidentemente, parte do véu da sua roupa está próximo do primeiro ponto de ouro da esquerda.

7 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page