top of page
  • Foto do escritorAgência Multimídia Experimental Unidavi

Luminárias Part. 2 PLAFONS

O plafon é luminária colocada diretamente no teto, tem ganhado destaque na iluminação da casa. Porém, algumas dicas e cuidados são úteis na hora de escolher que tipo de produto instalar em cada cômodo, já que o mercado oferece uma variedade grande de opções.

Para os quartos, por exemplo, um ambiente pessoal e privativo da casa, a escolha do plafon deve obedecer características que remetem ao aconchego, sensação peculiar desse espaço. Portanto, é comum a utilização de um plafon no ponto central do teto, com duas ou três lâmpadas incandescentes, as quais podem ser adicionado um dimmer, capaz de regular a intensidade de luminosidade do cômodo. Caso contrário, você pode substituir pelas lâmpadas fluorescentes compactas, que são mais econômicas, e com o diferencial de não produzir calor, se comparadas com as incandescentes.

Já nos corredores, que costumam ser espaços menores e necessitam de maior iluminação para proporcionar boa visibilidade, são utilizados plafons mais próximos do teto, com lâmpadas de alta intensidade, como as eletrônicas e fluorescentes, que iluminam mais e são mais econômicas, de maneira que, direcionadas para a superfície lisa e clara, na qual a luz reflete, e é capaz de espalhar uniformemente em uma área extensa.

Os banheiros necessitam de uma atenção especial na hora de escolher os acessórios de iluminação; por isso, é recomendado o uso de plafons com bases acopladas às cúpulas, que impedem a entrada de vapor e umidade, o que diminui a vida útil das lâmpadas. No entanto, é indicado utilizar lâmpadas incandescentes, pois as eletrônicas se deterioram com mais facilidade.

Por ser um ambiente de preparo dos alimentos, a cozinha precisa ser bem iluminada. O ideal para esse cômodo são plafons com iluminação difusa e lâmpadas com IRC acima de 80.

Veja abaixo, algumas dicas indispensáveis na hora de comprar um plafon:

- Verificar a qualidade dos soquetes e fios utilizados;

- Analisar a questão da durabilidade, por meio do acabamento da cúpula de vidro do acessório;

- Conferir os procedimentos utilizados na montagem do plafon, pois isso vai indicar a facilidade ou dificuldade de manutenção do produto;

- Prestar muita atenção na compatibilidade da lâmpada a ser utilizada, de acordo com a indicação do fabricante;

- Por fim, procurar sempre por produtos de empresas conceituadas no segmento de iluminação.


Por: Ihuri Cunha

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page