Quatro atitudes que você deve evitar ao navegar na internet
Por: Haidy Laline Krueger Roeder
Publicado em: 07/02/2022 às 10h17
Fonte: https://bit.ly/3LrN2Ht
É muito bom fazer parte de redes sociais, certo? Você conhece pessoas, mesmo de forma virtual, amplia conhecimentos, fica conectado com a família e com novas informações. Porém, existem os dois lados: o positivo e o negativo. E, este último merece especial atenção, pois pode gerar prejuízos se não for bem administrado.
Então vamos lá. Diversas mídias são ótimas ferramentas de comunicação, como Facebook, Instagram e Twitter. E, são elas que nos conectam com pessoas e lugares do mundo inteiro. Porém, precisamos ter cuidado com o que podemos considerar público e o que é privado. Refletir sobre o que vamos compartilhar é importante.
Está cada dia mais comum a exposição de forma pessoal com a intimidade compartilhada. Falar, mostrar, expor situações que até então deveria ser uma coisa privada. E, são essas atitudes que precisam de atenção especial.
Como utilizar as redes sociais
A expressão “todo cuidado é pouco” é um ditado popular valioso e verdadeiro, quando nosso principal problema está na privacidade. Basta muitas vezes um descuido nas configurações ou uma postagem inadequada e sua conta pode ser invadida.
Por isso, é importante tomar alguns cuidados. E, utilizar as mídias com segurança garante menos dor de cabeça, tais como: evitar passar informações pessoais para terceiros, manter número de telefone em segredo e até recusar alguns pedidos de amizades.
1. Postar sua rotina
Esse é um erro bastante recorrente e muitas vezes causador de problemas. Expor sua vida cotidiana e de sua família é algo errado e perigoso. Você pode sofrer cyberbullying, fraudes, golpes, pedofilia, estelionato, isolamento e até assaltos e sequestros.
2. Ser intolerante
Quando for discutir assuntos polêmicos, todo cuidado é necessário. Nem sempre o que achamos é o mesmo que o outro acha. Respeitar a opinião é imprescindível. Pesquise sempre o contexto nacional e mundial antes de publicar uma opinião sobre um tema polêmico. Isso evita muitas discussões.
3. Expor a segurança
Nada de compartilhar assuntos pertinentes a bancos, aquisições e localização. Menos é mais. Garanta sua segurança. Uma invasão no seu perfil tem potencial de gerar uma publicação com má interpretação, o que é capaz de render inclusive uma ação penal.
Caso haja uma invasão em seu perfil, os riscos de haver uma publicação com má interpretação é bastante grande, o que poderá ocasionar em uma ação penal.
4. Clicar em tudo que vê
Não clique em tudo que vê. Analise, pesquise, veja se é seguro. Várias informações compartilhadas, principalmente as “correntes”, podem conter links maliciosos que são capazes de introduzir vírus em seu computador ou celular. Com isso, suas informações pessoais podem ficar comprometidas e expostas.
Lembre-se de clicar apenas em links de sites confiáveis e mantenha sempre o antivírus atualizado e rodando em seu computador.
Portanto, evite ao máximo as atitudes que mostramos neste post! Desta forma é possível navegar com segurança, responsabilidade e sabedoria.
Comments