top of page
  • Foto do escritorAgência Multimídia Experimental Unidavi

Papo de Mercado: GCD - Grupo de Comunicação Difusora

No dia 16 de novembro de 2020, os alunos do curso de Produção Multimídia da Unidavi contaram com a presença de Humberto Ohf de Andrade, ex-professor da Unidavi com 17 anos de carreira na área, formado em administração de empresas com viés em marketing, e a partir de então dedicando-se a essa área.


(Foto: Reprodução/Redes sociais)


Hoje atua como diretor executivo do Grupo de Comunicação Difusora composto por 3 emissoras de rádio, Amanda FM, Jovem Pan News Difusora e a mais nova integrante a Jovem Pan FM Alto Vale, cada qual trabalhando com três tipos de públicos diferentes.


Atuando na área do marketing digital com redes sociais extremamente ativas e totalmente orgânicas, contendo também o seu mais novo portal de notícias: GCD - Grupo de Comunicação Difusora.



O GCD inicia sua atuação na área digital em 2011, sendo a primeira rádio a disponibilizar um aplicativo na área, o GCD Play. Trazendo em 2020, uma remodelação do aplicativo, deixando de atuar como apenas um aplicativo para se ouvir rádio, mais como algo novo, com várias possibilidades de interação, um novo GCD Play.


(Foto: GCD)


O rádio é que uma mídia forte, popular, gratuita e que traz consigo mais de 90 anos de atuação. Histórias nos contam coisas como a tv aberta, o jornal, a rádio, estão com os dias contados devido às mídias digitais, porém a rádio continua com sua audiência extremamente alta.


No ano de 2019, o mercado americano foi o melhor da história da rádio. "Temos uma mídia na qual ela pode ser consumida, no carro, no trabalho, nas férias, ela é de graça."


A internet por sua vez chega de forma avassaladora, e a rádio através disso teve de se adaptar, ao contrário do que muitos pensam, a internet veio com o objetivo de fortalecer a mídia rádio. Ela trouxe consigo a idéia de multiplataforma, onde o conteúdo é transmitido em diferentes plataformas, como televisão, computador, tablets e smartphones.


O rádio tem um conceito local, a melhor forma de se conseguir informação verídica local. Mesmo com o crescimento das redes sociais, você acredita em todo conteudo lá postado?


Pesquisas como as do Kantar IBOPE, IBPAD e entre outros, nos mostram que a rádio continua sendo a mídia na qual os usuários mais confiam, com isso o GCD fez grandes investimentos em uma nova sede e equipamentos para se tornar uma mídia multiplataforma.


"Deixamos de pendurar nossa webcam e passamos a câmeras PTZ (PAN, TILT e ZOOM)"



LIVE DE MAIOR SUCESSO

MULTIPLATAFORMA


Dia 15/11, período eleitoral, conseguiram a maior transmissão de sucesso, contando com a participação de 17 pessoas por trás das câmeras, desenvolveram uma transmissão de em média 8 Horas e 45 Minutos, não foi a primeira experiência, porém foi a maior e a que envolveu mais pessoas juntas em prol de um único objetivo.


(Foto: GCD)



EQUIPE/COLABORADOR/ESPECIALISTA

MULTIPLATAFORMA


Segundo Humberto, o rádio na época romântica era apenas uma pessoa com uma boa voz, entretanto nos dias atuais isso pode ser considerado algo secundário ou até mesmo superficial.


"Nos tempos modernos categorizamos a equipe em: comunicadores, jornalistas, administradores e profissionais multimídia."



FÃS DE FORMA ORG NICA

GCD - GRUPO DE COMUNICAÇÃO DIFUSORA


O Grupo de Comunicação Difusora tem engajamento com seus usuários no meio digital de forma orgânica (gratuita). "Nosso Facebook cresce consecutivamente, dia 15/11 começamos a live com 90.000 (noventa mil) pessoas, terminamos com 91.000 (noventa e um mil) pessoas. Nosso instagram cresce diariamente, tudo isso de forma orgânica sem apelos, sem mensagens sensacionalista entre outros."


Projetos e ações são trabalhados nas redes sociais, um deles se chama Blitz Amanda FM, que consiste em ir até o cliente e durante 3 horas é realizado flash na rádio em conjunto com ações nas redes sociais.


(Foto: GCD)


Sorteios são ótimos exemplos na questão publicitária. Curtir, compartilhar e marcar amigos gera engajamento, gera interação, gera marketing orgânico, no entanto a maioria busca apenas o sorteio (o famoso fã de todos), essas pessoas são contabilizadas nos números, porém não geram resultados. O foco é ter pessoas engajadas das quais realmente sejam clientes e usuários.


"O mundo digital é de muitos números, mas são números dos quais não representam a realidade."



Texto por: Aline Salla, Lucas Tenfen e Valmir Bertelli.



Acompanhe o Grupo de Comunicação Difusora:

73 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page