top of page
  • Foto do escritorAgência Multimídia Experimental Unidavi

Sabores da Família

Atualizado: 24 de ago. de 2021

Publicado no dia 06/08/2021 às 21:50.


Para conclusão do terceiro semestre do curso de produção multimídia, os alunos Nayara Lamego, Ralf Junior e Tiago Fiamoncini criaram a marca e a identidade visual da Banca Sabores da Família.


O CLIENTE


Gertrudes e Raul são aposentados e donos da banca Sabres da Família. Atualmente, moram em Rio do Sul, e no sítio da família, cultivam frutas, verduras, legumes e criam alguns animais. Alimentos que são utilizados como ingredientes em suas diversas receitas de cucas, bolos, pães e geléias.


O filho mais velho, junto com a esposa, foi quem idealizou a banca Sabores da Família, onde Dona Gertrudes ajudava com receitas e sua grande experiência na cozinha. Devido a um acidente de moto onde fraturou gravemente a bacia, o filho dela não pode mais trabalhar. Foi aí que seus pais assumiram o negócio.


Dona Gertrudes desde a infância gostava de cozinhar e por isso até hoje coleciona receitas exclusivas da família e outras que foi adquirindo de vizinhos e amigos ao longo do tempo. Hoje é referência quando se fala em doces e geléias, com clientes fiéis desde a época em que vendia no Estádio Municipal. Seus produtos são 100 % artesanais, e utilizam produtos cultivados no próprio sítio como uva, laranja, figo e mandioca.


No início, vendiam seus produtos na rua, indo de porta em porta, e depois em frente ao Estádio Municipal junto com outros feirantes. Só depois de algumas reuniões com outros agricultores o convite para vender no Mercado Municipal surgiu. Eles tiveram muito apoio da “Vânia”, funcionária da prefeitura e amiga de longa data, que insistiu muito para que participassem do novo espaço. O projeto do mercado público, um bonito galpão em baixo do elevado José Thomé, trouxe mais espaço, ambiente coberto e conforto para os feirantes que contam com bancadas em alvenaria, banheiro próprio e limpeza diária por conta da prefeitura.


Hoje a lista de produtos da Sabores da Família é bem variada com bolos, doces, cucas, pães, orelhas de gato, geléias e até sabão caseiro. Todos vendem muito bem e não há um produto que venda mais que os outros. Geralmente ao final do dia todos os produtos são vendidos. Tem um público variado e muitos clientes fixos que sempre aparecem toda quinta.


Hoje no Mercado Público Municipal além da Dona Gertrudes outros feirantes oferecem seus diversos produtos a quem quiser passar por lá.


Venha visitar a Dona Gertrudes e outros feirantes e leve para sua casa produtos frescos feitos da nossa família para a sua!

De quarta a sexta das 8h às 19h e aos sábados até das 8h às 13h.

Mercado Público de Rio do Sul - da nossa família para a sua família.










O PROJETO


Quando escolhemos a banca Sabores da Família para realizar esse projeto, sabíamos que seria um grande desafio. Pois a empresa não possuía uma identidade visual adequada e nem redes sociais.


PASSO A PASSO


Em conversa com os clientes levantamos alguns pontos importantes para a construção da nova marca, e como palavras chaves escolhemos Qualidade, Tradição e Família.


O SELO representa a qualidade. Um carimbo que confirma a boa procedência tanto dos produtos como dos ingredientes. Assim como algumas empresas possuem um selo de qualidade, por exemplo, o cuidado com o meio ambiente é uma garantia para nós, consumidores, de que esta empresa está cumprindo com o prometido.


O PÃO representa a tradição. É um alimento que faz parte da cultura de diversos povos e existe há milhares de anos. A tradição, assim como o pão, pode e deve mudar respeitando suas características e a sua essência. Não é porque estamos mudando a sua marca que ela vai deixar de ser tradicional, porque estamos respeitando a essência da Sabores da Família.


O FORNO representa a família. É a estrutura que sustenta, protege e produz o negócio com cada membro como se fosse um tijolinho que juntos formam esta estrutura.


Durante o Brainstorming, chegamos a alguns esboços, diferentes formas e paleta de cores.

Com o auxílio da Professora Cláudia, chegamos ao resultado final. Uma marca que transmite a essência, não só da banca, mas dos seus produtores.


RESULTADO


Com a identidade visual definida, aplicamos a marca em diversas embalagens, adesivos, cartões de visita e banner. Criamos um perfil da banca Sabores da Família no Instagram e uma página no Facebook. Para o Feed e stories produzimos fotos dos produtos utilizando o laboratório e equipamentos da AME - Agência Multimídia Experimental.



Por fim, produzimos um documentário com uma entrevista com a Dona Gertrudes, onde ela conta um pouco de sua história e suas experiências como feirante.


Antes da gravação, visitamos o casal em sua propriedade para inspirar nosso roteiro e conhecer a propriedade e determinarmos o cenário das filmagens.


Na segunda visita, fizemos a gravação. Dona Gertrudes estava um pouco nervosa, mas com uma conversa descontraída antes do REC, se sentiu mais segura para responder nossas perguntas. A entrevista fluiu, e em 15 minutos tínhamos o suficiente para o documentário. O dia estava ensolarado, deixando as imagens de apoio do sítio, frutas e animais mais interessantes. Ficamos satisfeitos, ainda mais depois de um bom café da tarde preparado pela Dona Gertrudes e Seu Raul.


A edição e finalização do vídeo foi feita nas aulas de Audiovisual com os professores Sandro Andrade (disciplina de Produção Audiovisual) e Jean Caetano (Disciplina de Roteiro Multimídia).


Acompanhe essa história!



Ficamos contentes com o resultado final e com a aprovação do cliente. A experiência foi muito boa e edificadora que fez com que utilizássemos todo o nosso conhecimento adquirido desde o início do curso. E o melhor foi que trabalhamos com clientes reais, o que nos tirou da sala de aula para experimentarmos o dia a dia do profissional de Produção Multimídia.


24 visualizações0 comentário

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page