top of page
  • Foto do escritorAgência Multimídia Experimental Unidavi

60 mil hastes de acrílico e 250 mil sementes formam uma catedral


O mais incrível da arquitetura, além de suas formas, conceitos e praticidade, é a maneira quase surreal que ela consegue nos encher os olhos e instigar nossa curiosidade. Neste projeto, o escritório O Heatherwick Studio, no Reino Unido, não poupou esforço para surpreender o mundo ao criarem o pavilhão "Catedral de Sementes" para a World Expo que acontecia em Xangai, na China.

A construção mede 15 metros de altura e 10 metros de largura, e teve como inspiração o popular brinquedo Play-Doh, onde os cabelos são constituídos por cordões de massa de modelar.

Em toda a superfície da Seed Cathedral, constitui-se 60 mil hastes idênticas de acrílico transparentes, com 7,5 metros de comprimento cada uma. Do lado de dentro, os bastões formavam ondulações curvilíneas e na ponta de cada um havia uma semente. No total foram 250 mil sementes vindas de diversas partes do mundo.

Corte do pavilhão que tem 20m de altura.


A iluminação natural foi a fonte principal durante o dia, onde a luz entrava ao longo das hastes e acendia as extremidades das sementes. Durante a noite, uma fonte de luz foi projetada de dentro de cada vara iluminando as pontas de dentro da estrutura, com isso iluminando seu interior e exterior, deixando a superfície do pavilhão com pequenos pontos de luz que se movimentavam de acordo com a brisa noturna. Outra peculiaridade do projeto foi o posicionamento de suas hastes que, de todos os lados, formavam a Union Jack (bandeira do Reino Unido).

World Expo que aconteceu no ano de 2010 em Xangai, na China, o primeiro lugar ficou com o Reino Unido, por sua Catedral de Sementes. Estima-se que mais de oito milhões de pessoas visitaram o pavilhão nos seis meses em que ele ficou exposto.



Por: Ihuri Cunha

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page