top of page
  • Foto do escritorJean Caetano

Como o Design System Pode Revolucionar Seus Projetos

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Autores: Leandro Zimermann e Paula Cristina Ferreira


No dia 14 de junho, quarta-feira, os acadêmicos da terceira fase do curso de Produção Multimídia receberam a Jessica Boesing, uma referência no mercado de design em Santa Catarina, que compartilhou conosco seus conhecimentos sobre um assunto muito importante: Design System.

Tela design systems

Jessica começou esclarecendo que o Design System pode ser compreendido como um conjunto de ferramentas para a construção de projetos de design. Imagine-o como um kit de construção, semelhante aos conjuntos de blocos que costumávamos usar para criar diferentes estruturas quando éramos crianças?


Em essência, o Design System engloba os "componentes", que correspondem aos blocos individuais desse kit. Em nosso contexto, estamos nos referindo a todos os elementos presentes em um site ou aplicativo, tais como:

  • Componentes de interface: botões, campos para digitar coisas, menus, barras que mostram o progresso de algo, e por aí vai.

  • Componentes de layout: as grades que organizam o conteúdo, os contêineres que agrupam informações, etc.

  • Componentes de navegação: as barras de navegação, menus que aparecem quando passamos o mouse, links, etc.

  • Componentes de formulário: caixas de seleção, caixas de verificação, campos de texto, e outros.

  • Componentes de mídia: imagens, vídeos, galerias de fotos, etc.

Além dos componentes, o Design System também abrange as Diretrizes. Essas diretrizes consistem em um conjunto de recomendações e princípios de design que definem a forma como os componentes devem ser utilizados e se comportar dentro do sistema.



Elas fornecem orientações claras e detalhadas sobre diversos aspectos, como o uso de cores, tipografia, Design Tokens, entre outros. Essas diretrizes garantem uma maior consistência e coesão visual em todos os projetos.


Mas qual é o verdadeiro benefício de implementar um Design System? A resposta é simples: economia de tempo. Ao ter um catálogo de componentes e estilos predefinidos, os designers não precisam criar elementos do zero sempre que iniciam um novo projeto ou implementam uma funcionalidade. Isso simplifica o processo de design e permite que a equipe se concentre em inovar e resolver problemas mais complexos, em vez de se preocupar com a uniformidade dos elementos de design.


Design System é uma abordagem poderosa para agilizar o processo de design e garantir consistência em nossos projetos. Então, na próxima vez que você for trabalhar em um projeto, que tal experimentar usar um Design System? E, claro, nosso muito obrigado à Jessica Boesing por compartilhar conosco todo esse conhecimento.


15 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page