Especialista em Marketing Digital faz bate-papo com acadêmicos de Produção Multimídia
- Jean Caetano
- 6 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Por Ana Carolina, acadêmica PRM T6
No dia 23/08/2024, os alunos da 6ª turma do curso de Produção Multimídia tiveram um bate-papo com uma especialista da área do Marketing Digital, Nilda Rogério. A interação ocorreu de forma online, por meio da plataforma Google Meet. O intermediador do encontro foi o professor Rafael Boaventura, docente da disciplina de Empreendedorismo e Inovação.
Sobre a especialista
Nilda Rogério é mãe, empreendedora, formada em administração e especializada em Marketing Digital no método Érico Rocha. Teve sua origem trabalhando com seus pais na área da agricultura, mas sempre com a ambição de criar seu próprio negócio. Isto, hoje é sua realidade, sendo sócia na empresa Singular Experts.
Ao longo do diálogo tido junto aos acadêmicos de PRM, Nilda trouxe vários aprendizados tidos em meio à sua caminhada profissional, com base em suas experiências. Também, compartilhou diversos conteúdos de muito valor, que englobam as áreas de Marketing, Empreendedorismo, Gestão de negócios, Redes Sociais e Mídias Digitais.

Os tópicos a seguir trazem um pouco do que foi transmitido pela profissional, com base em sua experiência e jornada no Empreendedorismo e nas Mídias Digitais.
A importância de entender a empresa do cliente
Assim como as pessoas possuem cada uma delas características próprias, com os negócios não é diferente. Visto isso, é de suma importância para o profissional que entrega soluções entender afundo quais os valores, pontos fortes e fracos, dificuldades, oportunidades e público-alvo da empresa do cliente. Isso possibilita a entrega de um serviço personalizado e assertivo. Vale lembrar, que, enquanto falamos do ramo de agência de publicidade, “o sucesso do meu negócio é o sucesso do meu cliente”, já que o objetivo é Impulsionar a presença de marca e os resultados do contratante.
Marketing e Marketing digital
Não é novidade que a presença online hoje é algo essencial para as empresas que querem se manter vistas no mercado. Mas, não podemos esquecer que o Marketing e o Marketing digital se complementam, e é preciso entender os dois para criar uma estratégia de sucesso. Uma base de organização, gestão, atendimento e negociação são pontos cruciais para que as estratégias digitais funcionem da forma mais precisa possível, gerando assim resultados efetivos. Vale lembrar que todo e qualquer trabalho, seja offline ou digital, deve ser planejado e organizado previamente.
Redes Sociais
É importante analisar que cada rede possui suas características de público, conteúdo, entrega e engajamento. Isso faz com que os conteúdos produzidos para cada rede social sejam trabalhados de forma diferente, visando a melhor adequação á plataforma que se deseja utilizar.
Fazer um planejamento de postagens é muito importante para garantir um trabalho constante e consistente, visando manter uma frequência de presença digital sem deixar de lado a qualidade dos conteúdos. Desta forma, é criada uma vitrine digital planejada. Alinhado à isso, é crucial que a pessoa que aparece nas redes e representa a empresa, possua um tom de voz que traga os valores do negócio e seja adequado ao público-alvo, além de dominar o assunto que está apresentando. Assim, as redes sociais podem se tornar grandes ferramentas de captação e fidelização de clientes.
Presença
Enquanto profissional, é preciso manter uma postura e um padrão de comportamento perante o cliente, passando a mensagem de que você pode resolver o problema dele. Na hora de apresentar um orçamento ou participar de uma reunião, arrume-se e passe a sensação de confiança, assim o seu cliente irá ver valor em você. Para ajudar a passar o valor do que está sendo apresentado e a sua credibilidade, Nilda indicou que os materiais sejam mostrados pessoalmente, ou em últimos casos via chamada ao vivo. Evite apresentar algo através de mensagem ou e-mail, pois torna a experiência muito mais fria e desinteressante.
Como se diferenciar no mercado
Em meio a um cenário de vários profissionais desempenhando a mesma função, se destacam aqueles que se diferenciam dos demais. Mas, como fazer isso?
Existem algumas dicas sobre o que deve ser feito para criar uma carreira de sucesso: Criar relacionamentos com pessoas da área, fechar parcerias com profissionais que tenham os mesmos valores que você e ser estratégico em tudo que fizer. Além disso, é preciso não ter medo de concorrência, se preocupando em fazer o seu próprio trabalho bem feito. Não se prenda a uma única atividade, mas sim explore as áreas de atuação visando uma melhor estabilidade profissional e financeira.
Conclusão
Todo o conhecimento e as dicas compartilhadas pela profissional foram de muita relevância para os acadêmicos, visto que assim eles podem usufruir e aplicar nas mais diversas áreas de atuação do curso de Tecnologia em Produção Multimídia.
Além disso, o testemunho de Nilda pode servir de inspiração e motivação para muitos que assim como ela, também sonham em empreender e precisam de auxílio e concelhos para persistir no caminho, já que não é uma tarefa fácil.
O bate-papo foi concluído com os alunos aproveitando para tirar as suas dúvidas e interagir com a profissional.
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