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Ferramenta Adobe Illustrator - Criação da Identidade Visual

  • Foto do escritor: Jean Caetano
    Jean Caetano
  • 26 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

por Ana Paula Pereira Sebold - Acadêmica 2a Fase de Produção Multimídia 2/2024


Identidade Visual Estratégica.


Orientações que podem auxiliar na construção de uma identidade visual estratégica


O Adobe Illustrator, permite através de elementos gráficos - como cores, formas e tipografia, a criação de uma Identidade Visual. Essencial para estabelecer a conexão com o público e fortalecer o posicionamento da marca no mercado.

Ferramenta poderosa para realizar esse processo, de forma eficaz e flexível.


Adobe Illustrator para Identidade Visual
Criação da Identidade Visual

Vamos explorar mais sobre os recursos para essa Identidade Visual Estratégica.


Qual a importância da Identidade Visual?


Além do design bem estruturado, a sua empresa transmite confiança, profissionalismo e autenticidade. E pode até mesmo influenciar a decisão de compra do consumidor. O que proporciona lucro e sucesso para a empresa em destaque.

Missão, visão e valores podem ser representados de forma clara e objetiva através da representação visual da marca.

Pode tornar facilmente reconhecível os cartões de visita, embalagens, outdoor e redes sociais - o qual deve refletir uma aparência e estilo semelhantes.


Processo de Criação da Identidade Visual


Após entender a importância dessa representatividade visual, utilizando o Adobe Illustrator, a ferramenta ideal para designs, vamos ao processo de criá-la.


Geração de ideias


A partir das informações adquiridas pelo responsável da marca, mais precisamente através do Briefing e pesquisa, iniciamos com a geração de ideias - que será traduzida em formas e linhas.

Você pode também, criar Logotipos Vetoriais que podem ser ampliados ou reduzidos sem perder qualidade. Pense em algo simples, que seja memorável e facilmente identificável.

Explore diferentes possibilidades e garanta que o logo terá uma identidade única.


Tipografia


Transmitir a personalidade da marca é saber escolher a fonte adequada.

Nessa fase, avalie a Tipografia e a personalidade da marca, se é elegante, moderna, tradicional ou clássica. É crucial que seja legível e funcione em várias aplicações.

Será apenas tipográfico ou uma combinação de elementos gráficos?


Paleta de Cores


Com as informações do Briefing e das pesquisas, partimos para a análise das cores, que se adaptam com o logo que foi criado. Elas evocam emoções, portanto a escolha deve ser cuidadosa, leva-se em conta a psicologia das cores.

Realizamos os testes, visualizamos a aplicação das cores negativas e positivas, o contraste e se está visualmente bom.

Buscamos as cores necessárias para criação do logo.


Aplicação e Mockups


Precisamos aplicar nos Mockups e Aplicações, aquilo que realmente deu certo.

Os mockups permitem ver o logo em contexto, avalie a versatilidade e a adaptação do logo a diferentes tamanhos e materiais.

Experimente visualizar em produtos, outdoors, sites e em cartões de visita.


Apresentação


Utiliza-se o Adobe Illustrator também, para a criação da Apresentação. Justifique as escolhas para as formas, cores, tipografia e mockups.

Garanta que estejam de acordo com a expectativa do cliente e com a visão da marca.


Entrega


Após a confirmação do cliente, finalizamos e entregamos o logo em formatos variados para atender diferentes necessidades.

Arquivos em AI (vetoriais) são essenciais, além de versões em PNG e JPGE.

E essa é a etapa final para a Identidade Visual.



A criação de um logo é a construção de uma identidade visual que comunica a essência da marca. Cada etapa contribui para que seja memorável e inspire confiança. Representa de forma única o que a marca tem de especial.

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