• Foto do escritorGuilherme Pasqualini

Marketing Digital - Tipos e dicas

Atualizado: 6 de dez. de 2022

TIPOS DE MARKETING DIGITAL

1. Inbound Marketing (ou Marketing de Atração):

A estratégia, aqui, é atrair a atenção e despertar o interesse das pessoas nos produtos e serviços que a marca oferece.

No marketing convencional, o cliente tem uma função passiva ao simplesmente receber a mensagem dos anunciantes.

O inbound marketing inverte esta lógica ao fazer com que o consumidor procure a empresa ao perceber que precisa suprir determinada necessidade.

E como fazer isso? Em primeiro lugar, entendendo quais são as “dores” dos clientes, a fim de que a marca possa oferecer soluções adequadas, que realmente solucionem o problema.

2. Marketing de Conteúdo:

Uma das estratégias mais eficientes para obter sucesso no inbound marketing é oferecer conteúdo de valor, que seja relevante e específico, ao consumidor de um determinado segmento.

Dessa forma, o marketing de conteúdo deve englobar as diversas fases da jornada do cliente, normalmente visualizada no funil de vendas, para que os diferentes problemas sejam confrontados e tragam respostas ao cliente em potencial e o encaminhem para a solução apresentada pela marca.

Para que isso efetivamente aconteça, é fundamental conhecer profundamente a persona, ou seja, o perfil que representa o cliente ideal da empresa.

Assim, o conteúdo correto será encaminhado à pessoa certa (persona), no momento adequado, abordando exatamente as dores desse público.

O resultado é o aumento de tráfego qualificado nos canais de comunicação da empresa (site, blog, redes sociais etc.), elevando a autoridade da marca e gerando novos leads, para que sejam convertidos em novos clientes.

3. Marketing de Relacionamento:

Tão importante quanto conquistar novos clientes, é fundamental fidelizar e manter sempre satisfeitas as pessoas que já são consumidoras da marca.

O marketing de relacionamento trabalha nessa direção, criando estratégias de branding que visam encantar ainda mais esse público, aprofundando de maneira duradoura a relação que possui com a marca.

Já está claro para as empresas que os consumidores não querem mais apenas estar limitados à aquisição de um produto ou à contratação de um serviço. Desejam uma satisfatória experiência de compra e, por que não?, receber benefícios por isso.

Portanto, é importante implementar estratégias de fidelização eficientes, a fim de garantir que os clientes permaneçam em sua base, continuem a usufruir de valor com seus produtos e serviços e, até mesmo, atuem como “embaixadores da marca”, o que revela o alto grau de conexão que possuem com a empresa.

DICAS PARA MANTER RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS E LUCRATIVOS

Atendimento de qualidade

Quando a pessoa é bem atendida, ela se sente valorizada. Por isso, sempre ouça atentamente os clientes, compreenda suas dores, ofereça soluções que sejam perfeitas para as suas necessidades, e capriche no pós-venda.

Invista em um software CRM (Customer Relationship Management)

A tecnologia está à disposição da sua empresa e dispor de um software de gestão de relacionamento com o consumidor é essencial para entender onde cada cliente encontra-se em sua jornada de compra e, assim, prestar um atendimento ainda mais personalizado e diferenciado.

Sua marca nas redes sociais

Instagram, Facebook e YouTube são poderosas vitrines digitais das quais sua empresa não pode abrir mão. Crie uma estratégia de comunicação para cada uma que fortaleça a autoridade de sua marca e, ao mesmo tempo, incremente o relacionamento com seus clientes, promovendo maior engajamento e conexão com esse público.

Utilize o e-mail marketing

Outro canal de marketing com enorme poder de aumentar a conexão com seu público. Por meio do correio eletrônico, a marca tem a chance de se comunicar diretamente com uma lista de clientes cadastrados, oferecendo descontos especiais, ofertas exclusivas e até mesmo algum presente.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

O marketing esta em tudo que vemos e ouvimos, não temos como fugir dele. Você pode saber mais sobre através do curso de Produção Multimídia da Unidavi. Venha fazer parte da equipe e aprenda sobre tudo que o marketing é capaz e pode te oferecer.

Inscreva-se abaixo, deixando seu e-mail e seu contato.