top of page
  • Foto do escritorJean Caetano

Projeto Transmídia: Amendoins Torrados Peanuts

Por Vitória Odorizzi - Acadêmica Produção Multimídia 2/2023



Devido a proposta do projeto final (Projeto Transmidia) ser algo totalmente livre, onde os alunos podem escolher o tema e a mídia que irão trabalhar, resolvi me desafiar e fazer sobre design de embalagens, que é a área da qual eu tenho muito interesse e pretendo exercer no futuro. Outro desafio foi fazer esse projeto utilizando um tema que não fosse algo da minha zona de conforto, meu desejo era conseguir desenvolver esse trabalho sobre algo que eu não tivesse muito domínio sobre o tema, mas que mesmo assim estivesse dentro do meu estilo. E eu encontrei o tema perfeito!


A iniciativa compreende a construção de um narrativa transmídia voltada para o público alvo infantil, envolvendo algumas áreas estudadas dentro do curso de PRM: design de embalagens, design gráfico, ilustração, diagramação, web design e marketing.


O projeto consiste na criação de embalagens de amendoins torrados personalizadas, juntamente com um livro de receitas de doces feitos com amendoins, um website e playlists com o tempo de cada receita, tudo isso com o tema Peanuts Gang (Snoopy).


O projeto – Estudo


Como não tínhamos nenhuma matéria ou trabalho focado em design de embalagens dentro do curso, tive que estudar muita coisa por conta própria. Algo que me ajudou muito foi o livro Rotubook, escrito pelas designers Pryscilla Nunes e Bárbara Rodrigues, que fala sobre design de embalagens de uma forma muito simples e direta. Várias informações sobre fechamento de arquivo, pesquisa de concorrência, tipos de materiais e tipos de impressão foram retiradas dele. E também, das mesmas designers, utilizei o podcast RotuCast para saber mais informações sobre o universo das embalagens.


(Livro Rotubook e caderno com anotações do projeto)
Livro Rotubook e caderno com anotações do projeto

Com todas as informações necessárias, parti para a parte da realização do projeto!


O projeto – Moodboard


Moodboard  - referências para o projeto
Moodboard - referências para o projeto

Nas referências, tentei buscar produtos licenciados do Snoopy para ver como a identidade visual da marca era aplicada, através das cores, fontes, texturas, etc; Desde o começo do projeto, eu tinha a ideia de fazer a embalagem interagir com o amendoim. Gosto muito de projetos assim, e, como o público alvo do meu projeto eram as crianças, embalagens divertidas trariam um apelo maior para elas.


O projeto – Embalagem

Primeiro, fiz um boneco de como eu gostaria que minha embalagem fosse; sabia que queria um no formato de pouch – para que ficasse em pé na prateleira – e que tivesse uma abertura na frente para a visualização dos amendoins.


boneco feito por mim para demonstração da embalagem
Boneco feito por mim para demonstração da embalagem


Imagem 3D do Flexible Packaging Mylar Bag Plastic Bag Dieline 601820, Pacdora
Imagem 3D do Flexible Packaging Mylar Bag Plastic Bag Dieline 601820, Pacdora

Com a ideia na cabeça, fui atrás de uma faca que fosse o mais próxima possível da minha ideia principal. O site Pacdora foi meu aliado nisso. Dentre as diversas opções de facas que o site possui, encontrei a perfeita para a embalagem da minha embalagem de amendoins.



Faca do Flexible Packaging Mylar Bag Plastic Bag Dieline 601820, Pacdora
Faca do Flexible Packaging Mylar Bag Plastic Bag Dieline 601820, Pacdora

Em seguida, comecei a fazer alguns esboços de como gostaria que o layout da embalagem fosse. Minha ideia principal era fazer o design da casinha do snoopy na embalagem já que a mesma tinha o formato propício para isso, e, também, colocar os personagens na frente do rótulo – um personagem em cada pacote – ao lado da abertura para os amendoins. Minha intenção era chamar atenção à primeira vista do consumidor.



Com as cores, fontes, estilo de desenho, informações nutricionais, ícones, texturas e imagens definidas, parti para a criação do design na faca:


Faca da embalagem com o design final
Faca da embalagem com o design final


O projeto – Livro

E o que fazemos com amendoins torrados deliciosos? Isso mesmo, receitas!


Para a criação do livro, utilizei um outro trabalho realizado no curso feito por mim: GOING LAYOUTEEN ZINE (link no final do post). Por ter sido um projeto que eu adorei fazer, quis novamente trabalhar com a área editorial e aprimorar mais a minha técnica. E como inspiração principal, utilizei a revista Doçuras de Springfield, da Jessica Boesing, por seguir o conceito de ser um livro de receitas de um personagem, exatamente como eu queria que o meu livro fosse.


Como sempre, comecei fazendo esboços de como eu queria que a capa e o layout do livro de receitas fosse:



Depois de escolher a melhor capa e o melhor layout para as páginas, abri o Illustrator e comecei a montar e diagramar o livro.


Pesquisei as receitas que achei mais fáceis e interessantes para crianças, encontrei as fotos que representassem cada uma, desenhei os personagens interagindo com as comidas para deixar a leitura divertida para o público alvo. Também acabei adicionando referências às tirinhas originais do Snoopy: a caixa de texto dos ingredientes/modo de preparo remete aos quadradinhos que as tirinhas são contadas e, aproveitando o espaço, coloquei uma tirinha real no começo do livro com uma historinha sobre o Snoopy dar o livro de receitas pro Charlie Brown já que o mesmo estava comendo os amendoins crus.



O projeto – Transmídia

Para complementar o lado transmídia do projeto, foi desenvolvido um website (protótipo) para que os consumidores pudessem fazer o cadastro dos códigos das embalagens que compraram e adicionar suas informações para ganhar o livro de receitas. Essa estratégia estaria aliada ao marketing digital para conseguir leads necessários para a marca.


Protótipo do site

Playlists

Através do site, além do cadastro para receber o livro, o usuário também encontrará as playlists #NoTempoDo🥜, que são playlists com o exato tempo de duração de cada receita; o Bolo de amendoim da Lucy leva 47 minutos para cozinhar? a playlist dele terá 47 minutos! Assim, cozinhar será um entretenimento maior e ninguém esquecerá nada no forno (risos).

Cada personagem dos Peanuts teve uma personalidade musical definida, portanto, as playlists contém cada uma um gênero musical diferente, assim, vários públicos serão alcançados.


Curtiu? Acesse todas as playlists no final do post!



Playlists do #NoTempoDo🥜
Playlists do #NoTempoDo🥜

Resultado

Em suma, o projeto final transmídia ficou o seguinte:

  • O consumidor deverá comprar 10 embalagens diferentes de amendoins torrados personalizadas com o tema Peanuts;

  • Cadastrá-las no site;

  • Para receber o livro de receitas de doces feitos com amendoins personalizado com o tema Peanuts;

  • E, com o livro em mãos, poder acessar as playlists para realizar as receitas enquanto escuta as músicas.


Considerações finais

Esse foi o projeto mais complicado que fiz durante o curso. Além dos desafios pessoais que passei durante o período de criação dele, o próprio projeto por ser o último da graduação me fez querer dar tudo de mim e aplicar quase todos os conhecimentos que adquiri ao longo dos 2 anos estudando Produção Multimídia. Ao ver o resultado final, me senti muito orgulhosa, porque mesmo durante uma fase ruim da minha vida, eu consegui entregar o trabalho completo e bem feito. E principalmente, por ter feito um projeto de design de embalagens ❤.


Para ver todos os detalhes do projeto, acesse o case Amendoins Torrados Peanuts no Behance!


E se quiser ver os bastidores de como tudo foi feito, meu instagram profissional @dozzi.design tem um destaque exclusivo mostrando todo o processo de criação desse lindo projeto.


Links


Fale comigo!

104 visualizações1 comentário
bottom of page