top of page
  • Foto do escritorAgência Multimídia Experimental Unidavi

Mostra Vertentes - Arte e Design

A 2ª fase do curso de Design de Interiores da UNIDAVI promove a Mostra Vertentes – Arte e Design. A atividade faz parte da disciplina História da Arte ministrada pela Professora M.ª Angela Maria de Andrade Palhano.

A mostra apresenta proposições resultantes das discussões realizadas em sala de aula na disciplina aplicada. O termo vertentes, nesse contexto, direciona para um sentido de busca na origem de onde verte, justificando assim, a origem das proposições da mostra quais encontram-se amparadas em momentos históricos e artísticos da produção humana.

Segundo Angela, a história da arte surge como vertente evidenciando a necessidade de construção e ampliação de repertório, reforça a potência contida nos períodos artísticos estudados, que podem funcionar como disparadores do processo de criação também em outras áreas.

“Considerando a história do design, que perpassa pelo construir e remodelar ferramentas do uso cotidiano, da projeção de equipamentos para industrias, da profissão do artesão entre outras finalidades, contemporaneamente podemos atribuir outras funções e discussões”, ressalta.

A discussão acerca do Design pode tomar várias e amplas direções. No curso, a direção segue para além do contexto histórico, propondo intencionalmente momentos de crítica da realidade e vivência estética.

A mostra segue até o dia 21 de outubro, e é possível perceber apropriações de objetos do cotidiano, cuja função utilitária remodela-se em recriações imbuídas de sentidos. De cadeiras familiares, objetos abandonados, junções de materiais descartados, a mostra convoca sentidos mais atentos.

“Mais atentos para as relações humanas, mais atentos para o consumo exacerbado, mais atentos para o descarte disfarçado, mais atentos para as questões éticas e ambientais da produção dos objetos e de seu uso na vida contemporânea. Enfim, as vertentes de pensamentos e proposições criativas podem surgir de várias maneiras, cumpre-nos o papel de provocadores e mediadores para tal”, finaliza a professora.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page