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Alimentação Saudável na Vida Acadêmica: Bem-Estar e Acessibilidade

  • Foto do escritor: Agência Multimídia Experimental Unidavi
    Agência Multimídia Experimental Unidavi
  • 29 de abr.
  • 7 min de leitura

Por Ana Luiza Scapin, Samira Bleichvel, Gabriele Neto, Sarah Schifter e Amanda de Souza.



Alimentos saudáveis em uma mesa com lápis

Acadêmicos de Produção Multimídia criam proposta de um canal informativo para auxiliar estudantes universitários na sua vida acadêmica a manterem uma alimentação saudável e equilibrada, prática e econômica.


A vida acadêmica é sinônimo de correria, prazos apertados e muitas vezes a ausência de alimentação saudável. Reconhecendo essa realidade, o projeto, realizado por nós, acadêmicos de Produção Multimídia, visa a seguinte questão como tópico principal: “Como podemos facilitar o acesso a refeições saudáveis para acadêmicos da UNIDAVI de modo que consigam manter uma alimentação equilibrada sem comprometer seu orçamento?”, e os resultados dessa jornada revelaram soluções criativas, viáveis e – o mais importante – alinhadas com a realidade.


Nosso objetivo é propor uma solução acessível e eficaz: um canal informativo voltado para a promoção da alimentação saudável na rotina acadêmica. Essa temática é relevante porque influencia diretamente no desempenho acadêmico, no bem-estar físico e emocional dos estudantes. Afinal, comer bem vai além de nutrir o corpo — é também contribuir para a concentração, disposição e saúde mental.


Com base na definição do problema e na compreensão das etapas e ferramentas do Human-Centered Design (HCD), os acadêmicos foram divididos em grupos, e cada equipe ficou encarregada de desenvolver uma proposta distinta. Todas as propostas seguiram as três fases fundamentais do processo: Ouvir, Criar e Entregar.







A seguir, apresentamos um detalhamento de cada uma dessas etapas, juntamente com os resultados alcançados ao longo do desenvolvimento do projeto.



ETAPA OUVIR


Neste estágio do desenvolvimento do projeto, buscamos compreender de forma aprofundada o problema enfrentado pelos acadêmicos em relação à alimentação saudável, identificando os fatores que o influenciam e reunindo todas as informações relevantes sobre o tema. Para isso, nossa equipe aplicou três ferramentas essenciais que nos auxiliaram na análise do contexto e na definição dos principais desafios. 


A seguir, apresentamos cada uma dessas ferramentas e explicamos como contribuíram para a construção do nosso entendimento sobre a situação enfrentada pelo público-alvo.


ENTREVISTA COM ESPECIALISTAS


É uma ferramenta utilizada para que a equipe de projeto possa ter uma visão mais ampla e aprofundada sobre o tema que está sendo trabalhado. Consultar especialistas ajuda a entender o contexto de forma sistêmica, além de trazer informações atualizadas, possíveis soluções já testadas e diferentes pontos de vista sobre o problema.


Determinamos quais áreas estavam diretamente relacionadas com o tema e buscamos profissionais com experiências complementares. No nosso caso, a primeira ação do projeto foi ouvir quem já trabalha com alimentação prática: Fabiana Brening, empreendedora do ramo de marmitas personalizadas. 

Ela explicou como seu negócio funciona, desde os pedidos até as entregas, destacando a importância da personalização e do carinho na produção. “Queremos mostrar que comida saudável também pode ser caseira e saborosa”, afirma Fabiana.


OS CINCO PORQUÊS


Para entender melhor os desafios dos acadêmicos em manter uma rotina de alimentação saudável, essa ferramenta permitiu explorar as causas de um problema por meio de perguntas sequenciais, partindo de uma questão ampla até alcançar reflexões mais profundas. Através das respostas, percebemos que, embora muitos estudantes tentem manter hábitos saudáveis, a rotina agitada e os imprevistos do dia a dia dificultam essa prática. 


Mesmo quem tem consciência da importância da boa alimentação encontra obstáculos devido à rotina intensa e à imprevisibilidade do dia a dia. “Aprender a encaixar uma vida saudável e equilibrada em meio à rotina corrida é essencial”, diz a profissional. 



ALINHE-SE COM SEUS OBJETIVOS DE IMPACTO


Para essa parte do Ouvir, organizamos e priorizamos os efeitos que desejamos alcançar com a solução desenvolvida. A equipe listou os impactos esperados e os ordenou de acordo com sua relevância. Entre os principais objetivos estão:

  • Melhorar a qualidade de vida dos estudantes;

  • Diminuir o estresse diário;

  • Reduzir filas na cantina;

  • Oferecer praticidade e economia;

  • Criar mais tempo livre no intervalo.


Essa priorização nos ajudou a manter o foco nas reais necessidades dos usuários ao longo do desenvolvimento da solução.



ETAPA CRIAR


Com a implementação do Criar, o projeto avançou significativamente. Novos recursos foram escolhidos e incorporados ao processo, contribuindo para o desenvolvimento contínuo da proposta e fortalecendo ainda mais sua estrutura e coerência.


OS CINCO PRIMEIROS 


Essa ferramenta auxiliou o grupo na definição das 5 principais ideias que teriam potencial suficiente para seguir em frente e consequentemente seguir para a próxima etapa. 

Com base nas descobertas, surgiram ideias criativas e realistas por meio de brainstorming, jornada do usuário e mapa mental. Entre elas, as 5 ideias com maior qualificação foram:

  1. Programa de Marmitas Saudáveis e Acessíveis Parceria com o curso de Nutrição para criar cardápios equilibrados com sistema de assinatura.

  2. Kit Marmita Econômica Opções acessíveis e pensadas para estudantes com orçamento limitado.

  3. Sistema de Reserva Online Plataforma para pedidos antecipados, evitando filas e desperdícios.

  4. Parceria com Projetos Sociais Apoio a estudantes em vulnerabilidade financeira por meio de doações.

  5. Pesquisa de Opinião Contínua Escutar os usuários constantemente para melhorar o serviço.



JORNADA DO USUÁRIO

Aproveitando uma estrutura mais clara e bem organizada para reunir todas as ideias, a construção da jornada do usuário e a elaboração das tabelas de forma integrada contribuíram significativamente para conectar diferentes perspectivas, experiências e também críticas construtivas oferecidas diretamente pelo público-alvo na sua vida acadêmica. Dentro dessa ferramenta, tivemos 04 processos.


1 – EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

MOMENTO

AÇÕES DO USUÁRIO

PONTO DE CONTATO

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

DESCOBERTA

Frequentar o ambiente / Ver conteúdo / Conversar com pessoas

Instagram / Contato direto

😐 Neutro

CONSIDERAÇÃO

Conversar com alguém / Ver cardápio / Olhar Instagram

Celular (Instagram)

🙂 Interessado

COMPRA

Pedido realizado

Celular (WhatsApp)

😄 Satisfeito

SE ENTREGA

Retirada / Recebimento / Deslocamento

Unidade (Prefeitura ou UBS)

😁 Muito satisfeito

PRIMEIRO USO

Entrega ou esquentando a marmita

Unidade

😄 Satisfeito

2 – USO CONTÍNUO

MOMENTO

AÇÕES DO USUÁRIO

PONTO DE CONTATO

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

INCIDENTE

Esquecer de pedir / Mal atendimento

WhatsApp / Unidade

😐 Neutro ou insatisfação

RETORNO

Reclama em redes sociais ou com amigos

Instagram / Conversa direta

😐 Neutro

FIDELIZAÇÃO

Recebe cupons / Estratégias de marketing

WhatsApp / Instagram

🙂 Interessado

USO CONTÍNUO

Encomendas / Pedido programado / Pontualidade

WhatsApp

😄 Satisfeito

ASSIDUIDADE

Mantém uso / Estratégia de alimentação

Embalagem / Unidade

😄 Satisfeito


3 – BRAINSTORM (MAPA MENTAL)

CATEGORIA

IDEIAS

FIDELIZAÇÃO / ASSIDUIDADE

Marmita free por nota, Brinde, Cupom, 5% de desconto, Pesquisa de satisfação

PERSONALIZAÇÃO

Sugestões de cardápio ao cliente, Nutrição personalizada, Treinos e alimentação adaptados

PARCERIAS E EXPANSÃO

Parceria com cursos que oferecem participação, Expandir para outros públicos/lugares

SAÚDE PREVENTIVA

Medir glicose e intolerâncias, Testes (medicina / ENADE)

TEMÁTICOS / ENGAJAMENTO

Comida temática (filmes, países, datas), Dia do aluno (churrasco, evento)

4 – SELEÇÃO DE IDEIAS (MATRIZ DE PRIORIZAÇÃO)

QUADRANTE

IDEIAS

ALTA RELEVÂNCIA / ALTA FACILIDADE

Marmita free por nota, Parceria com cursos

ALTA RELEVÂNCIA / BAIXA FACILIDADE

Medir glicose e intolerâncias, ENADE (teste/ação com medicina), Dia do aluno

BAIXA RELEVÂNCIA / ALTA FACILIDADE

Pesquisa de satisfação, Expandir para outros lugares

BAIXA RELEVÂNCIA / BAIXA FACILIDADE

Projeto físico externo, Roteiro alimentar personalizado

ETAPA IMPLEMENTAR


Com o Implementar, foi realizado uma seleção de ideias, apesar da maioria das ideias possuir uma possibilidade de ser colocada em prática, optamos por algumas opções que seriam aplicadas nas ferramentas a seguir.


ROTEIRO PARA O SUCESSO 


Nessa etapa, o grupo organizou as ações necessárias para colocar o projeto em prática. A proposta foi reunir todos que participam do projeto — como parceiros, fornecedores e acadêmicos — para, juntos, definirem um cronograma simples e objetivo, indicando quando cada etapa vai começar e terminar. Com isso, conseguimos organizar melhor o andamento do projeto e garantir que tudo aconteça de forma planejada, sem atropelos.


Após as ideias já estarem prontas, foi necessário criar um roteiro para fazer elas acontecerem, definindo as partes mais importantes e o cronograma para iniciar a implementar o projeto.




CONSTRUIR PARCERIAS 


A partir dessa etapa, visualizamos como construir parcerias seria um passo importante para o sucesso de nosso projeto. Aqui, o foco seria aproximar o curso de Nutrição da UNIDAVI, envolvendo professores e alunos na criação dos cardápios das marmitas. Essa parceria traria mais qualidade para o projeto e ainda fortaleceria o vínculo entre diferentes áreas da universidade, contribuindo para um resultado mais completo e alinhado às necessidades dos estudantes.


Como nossa ideia é fazer uma parceria com o curso de nutrição, a ideia é trazer a coordenadora do curso de nutrição para alinhar como isso vai acontecer. A segunda etapa seria selecionar uma fase responsável pela criação dos cardápios e reproduzi-los ao longo da implementação do projeto. 


CONTINUE RECEBENDO UM FEEDBACK 


Por aqui, selecionamos membros da equipe focados em coletar feedback, com protótipos em tempo real, levando em consideração que o mais importante que o negócio, seria fazer com que o público continuasse engajando. Definimos que, manter um canal aberto de comunicação com quem utiliza o serviço seria essencial. 


A ideia foi criar uma forma mais prática para os acadêmicos avaliarem a experiência, usando QR Codes para pesquisas de satisfação. A partir dessas respostas, seria possível fazer melhorias constantes e, ainda, recompensar quem participa com brindes e descontos, fortalecendo a relação de confiança e engajamento.



CARDÁPIO PARA UMA SEMANA – EXEMPLO


SEGUNDA-FEIRA

  • Principal: Arroz integral + Frango desfiado ao molho de tomate + Purê de batata-doce + Brócolis cozidos

  • Alternativo: Arroz integral + Hambúrguer de grão-de-bico + Purê de batata-doce + Brócolis cozidos


TERÇA-FEIRA

  • Principal: Escondidinho de carne moída magra com mandioca + Salada de cenoura e repolho

  • Alternativo: Escondidinho de lentilha com mandioca + Salada de cenoura e repolho


QUARTA-FEIRA

  • Principal: Macarrão de arroz (sem glúten) ao pesto + Iscas de frango grelhado + Tomatinhos assados

  • Alternativo: Macarrão de arroz (sem glúten) ao pesto + Mix de cogumelos salteados + Tomatinhos assados


QUINTA-FEIRA

  • Principal: Risoto de frango com legumes (abobrinha, cenoura e milho)

  • Alternativo: Risoto de quinoa com legumes (abobrinha, cenoura e milho)


SEXTA-FEIRA

  • Principal: Arroz integral + Carne desfiada (tipo carne louca) + Abóbora assada + Salada verde

  • Alternativo: Arroz integral + Proteína de soja refogada + Abóbora assada + Salada verde


OBS: Prato principal é sempre para pessoas sem restrições, e o alternativo é sem carne e glúten.


CONCLUSÃO


Ao longo deste projeto, ficou claro que uma rotina alimentar saudável e acessível é mais do que um desejo: é uma necessidade real dos acadêmicos da UNIDAVI. Desde o início, ouvimos atentamente os desafios enfrentados pelos estudantes, como a correria do dia a dia, o orçamento apertado e a dificuldade de encontrar opções práticas e equilibradas.


As soluções pensadas buscam, acima de tudo, facilitar a vida do acadêmico, oferecendo alternativas que combinem saúde, economia e praticidade. As parcerias propostas, o cuidado na organização do projeto e o foco em ouvir constantemente quem será beneficiado são pontos que tornam essa iniciativa possível e promissora.


Mais do que melhorar a alimentação, este projeto contribui para o bem-estar dos estudantes e reforça o compromisso da UNIDAVI com a qualidade de vida no ambiente acadêmico. Com planejamento, colaboração e um olhar atento às necessidades reais, temos um caminho sólido para transformar a rotina universitária de forma positiva e duradoura.



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