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Banca do Alemão

Atualizado: 31 de ago. de 2021

Por: Débora de Freitas, Débora Luísa Costa e João Maciel

Data: 06/08/2021 - 21h



Banca do Alemão e sua história

Marinildo, conhecido como Alemão, veio de uma família de feirantes, como diz o ditado ‘’a fruta não cai longe do pé’’ assim ele segue a tradição há mais de 15 anos. Sua banca tem um leque de produtos, mais de 200 itens: geleias, embutidos, queijos e doces diversos. Sua história no Mercado Público de Rio do Sul é marcada por muitos produtores que cresceram com ele, por consumidores que querem ajudar a economia e ter uma vida mais saudável.


Ao contrário dos outros feirantes, que tem apenas um nicho de vendas, a Banca do Alemão oferece uma ampla variedade de produtos. E este foi um dos grandes desafios para a construção da identidade da banca. E falando em desafio, foi na disciplina de Projeto Multimídia Experimental II, da terceira fase do curso de Produção Multimídia da Undiavi, que fomos desafiados a construir a comunicação da Banca do Alemão. Um processo que contou ainda com a participação das disciplinas do Produção Audiovisual, Roteiro Multimídia, Redação Multimídia e Marketing Digital.


Após conhecermos melhor nosso cliente, foi hora de colocar a mão na massa e produzir!



Definidos os conceitos, o primeiro passo foi a construção da marca. Para ajudar a fortalecer a marca, as cores verde e branco foram escolhidas, porque trazem leveza do campo e a esperança dos produtores. E são associadas aos valores que a marca traz, família e união.


A tipografia definida foi Lato por ter variantes e ser uma fonte clean, que traz um ar moderno e despojado para a Banca do Alemão.


O processo de criação seguiu com foco no Alemão como elemento principal, trazendo no fundo uma casa e o campo. Nesse sentido, fortalece os valores da marca, Família, União e Esperança.


No marketing digital a criação das personas para traçar a jornada de compra e os possíveis comportamentos do consumidor foi indispensável. De início foram duas personas e conseguimos alcançá-las de forma híbrida. Trazendo conteúdos, como receitas, dicas, textos dinâmicos e interativos para as redes sociais, tendo em vista um feed para o Instagram xadrez, mesclando artes gráficas com imagens reais e humanizadas.



Ter uma produção que envolvesse o audiovisual foi imprescindível para a finalização da marca. Afinal, as pessoas gostam de vídeos e ter o próprio produtor falando sobre sua marca e sua história instiga a curiosidade do público. Nas aulas de Elaboração de Roteiros para Multimídia Digital aprendemos a como traçar um roteiro lógico e com etapas bem definidas. Assim no dia da gravação estava tudo alinhado para a gravação, com as perguntas certas e respostas esperadas.


Confira o vídeo completo aqui embaixo






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