• Foto do escritorAgência Multimídia Experimental Unidavi

Cartazes tipográficos sobre a pandemia

Este é o resultado do projeto desenvolvido na disciplina de Produção Multimídia Experimental II. A proposta foi criar um cartaz para uma campanha fictícia de conscientização sobre a pandemia. Partindo da frase "Daqui pra frente, tudo vai ser diferente" os alunos foram desafiados a projetar dando ênfase ao uso da tipografia, usando o tema da pandemia como pano de fundo e deixando rolar a criatividade.

O objetivo didático foi chamar a atenção dos alunos para pequenos detalhes na construção de composições tipográficas: combinar fontes, enfatizar palavras usando diferentes pesos e estilos, encaixar e disfarçar acentos, cuidar do kerning, dar atenção aos contrastes e legibilidade, entre tantos outros aspectos do planejamento visual.

O primeiro passo foi escolher um sentimento para guiar a criação, e a partir daí, dar forma ao projeto. O uso de fotos e ilustrações foi livre.

Entre mensagens de alegria, reflexão, pessimismo, manifestos e críticas ao governo, os resultados foram surpreendentes e mostram a evolução de cada aluno desde que iniciaram o curso. Todos os cartazes foram aplicados em mockups, simulando uma campanha de conscientização que poderia ser espalhada pela cidade.

Confira algumas das peças!