Como a inteligência artificial impacta no design gráfico
- Agência Multimídia Experimental Unidavi
- 26 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
por Ana Luiza Scapin - acadêmica 2a Fase de Produção Multimídia 2/2024
Inteligência artificial versus design gráfico, qual o futuro da profissão?
A revolução impulsionada pela Inteligência Artificial (AI) no Design Gráfico é o que realmente vai lançar debate sobre o futuro da profissão.
Já estamos habituados a ingerir avançados programas como geradores visuais de IA que prontamente realizam processos de automação, e torna até mesmo as campanhas de personalização capazes de serem encarados com maior lealdade por autores.
No entanto, embora esses recursos pareçam estar na ponta do punho para mudar como elaboramos, o toque humano não é jogado fora pois criatividade, originalidade e alienação emocional ainda são necessários. A questão não é questionar se os designers gráficos são substituídos ou não, mas em como eles podem usar ao máximo as oportunidades desta era digital.

Não é um assunto novo, mas que precisa ser abordado com frequência, qual o futuro do Desing gráfico? Ele será substituído pela inteligência artificial? Como será o mercado de trabalho?
Os designers podem usar a Inteligência Artificial para desenvolver peças personalizadas para cada cliente individualmente, o que é particularmente benéfico no campo do marketing digital devido ao aumento das taxas de conversão alcançadas pela personalização eficiente dos anúncios e layouts através de ferramentas como o bing, criador de imagens. Confira aqui.
Plataformas de design que usam Inteligência Artificial conseguem analisar as tendências visuais atuais e se ajustar ao estilo preferido pelo público-alvo ao mesmo tempo em que aprimoram as cores utilizadas e os elementos gráficos escolhidos. Essa funcionalidade é particularmente benéfica para designers que buscam se adequar aos gostos do seu público e à identidade visual da marca com a qual trabalham.
O uso da inteligência artificial tornou mais simples a realização de tarefas mecânicas e repetitivas no design gráfico - como ajustar cores ou criar diferentes layouts - liberando os designers para focar em aspectos mais inventivos do projeto criativo.
Ainda assim, apesar das facilidades proporcionadas pela automação, é vital que os profissionais permaneçam atentos para garantir a adição contínua de valor criativo ao processo.
Qual será o destino dos profissionais de design gráfico no futuro?
Embora a Inteligência Artificial abra novas oportunidades de trabalho humano para interpretar emoções e comunicar ideias complexas de forma única e complementar designers em vez de substituí-los.
O futuro do design gráfico será possível, porém a nova tecnologia trará algumas mudanças para o cenário atual, o designer que não acompanhar o desenvolvimento da inteligência artificial e como isso pode ajudá-lo e até mesmo facilitar o seu trabalho, infelizmente ficará para trás.
Comentários