• Foto do escritorAmanda Brasil

Elementos Fotográficos

Por Amanda Heloisa e Jamile Heiden

Conheça os Elementos Fotográficos e sua importância, para fazer fotos cada vez mais incríveis.

Você conhece os principais elementos da Fotografia? Sabe a importância de cada elemento e como combiná-los com harmonia?

Ponto de vista e composição em elementos fotográficos:

Ponto de Vista e composição é a forma que o fotógrafo vê, e organiza o conjunto de cenário, paisagem e modelo, para que a imagem fique equilibrada, harmônica e visualmente bonita. É sempre muito importante testar diversos pontos de vista e ângulos.

Planos e perspectiva:

Plano, é o elemento que irá determinar o distanciamento da câmera e o enquadramento do objeto ou modelo a ser fotografado. Por exemplo, planos mais abertos ou fechados.

Perspectiva pode ser chamada de “Ilusão de ótica”, pois servirá para criar efeitos de profundidade, dando um toque de realidade à fotografia. A perspectiva também possibilita brincar com os tamanhos dos objetos, os tornando maiores ou menores que realmente são, criando sensações diferentes em cada perspectiva.

Luzes e Texturas em elementos fotográficos:

Brincar com as luzes e formas é essencial para criar boas fotografias. O segredo é testar os diferentes tipos de iluminação, seja natural como a luz do sol, ou artificial como Leds, Ring Lights. E também, testar as intensidades e ângulos dessa luz. Sempre pensando na mensagem que se deseja transmitir, e também na finalidade de uso da imagem.

As Luzes também são importantíssimas para demonstrar as texturas do objeto a ser fotografado. Luzes muito fortes podem acabar apagando algumas texturas. Demonstrar as diferentes texturas também ajuda a fazer imagens mais próximas à realidade.

Linhas e Formas, Movimento e Foco:

Linhas e formas na fotografia como em outras formas de arte servem para criar desenhos simétricos ou assimétricos, e ritmos nas imagens.

Movimento serve para criar fotografias mais reais e espontâneas, pode-se congelar os movimentos usando clicks mais rápidos ou mostrar os rastros do movimento usando clicks mais lentos.

Na fotografia, podemos usar as diferentes formas de foco, para ajudar a criar perspectivas, podemos focar em toda a cena e objetos, ou apenas algum ponto ou objeto de uma cena, criando desfoques que irão ressaltar os objetos de mais importância na cena.

Por fim, para criar as melhores fotografias sempre será necessário testar e equilibrar cada elemento de acordo com o seu objetivo! A prática é essencial para aprimorar suas habilidades.

Quer aprender mais?

Interessante né? Eu sei, pode até parecer um pouco complicado, mas no curso de Produção Multimídia da Unidavi, você aprenderá tudo isso e muito mais! Com aulas dinâmicas e práticas, ministradas pelos melhores professores, com estúdios e laboratórios à disposição dos estudantes e professores!

Vem para a Unidavi!

Veja abaixo alguns dos trabalhos realizados pelos estudantes de Produção Multimídia nas disciplinas de fotografia e fotografia avançada.

Acesse também nossos Portifólios no Behance:

143 visualizações2 comentários