Por Eduarda Machado
No dia 25 de março de 2024, acadêmicos da terceira fase do curso de Produção Multimídia tiveram a oportunidade de conhecer sobre a experiência na área de UX Research, com o professor e designer Airton Jordani. O bate-papo foi mediado pela professora Claudia Crepaldi e ocorreu via Google Meet, durante a aula da disciplina Web Design.
Airton Jordani é um professor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade CESUSC em Florianópolis. Trabalha como UX Researcher na Rede D’Or São Luiz, que é basicamente uma das maiores redes de cuidados integrados de saúde do Brasil, fazendo parte da equipe de experiência do usuário. É também Diretor da Associação dos Designers Gráficos - ADG Brasil, que é a associação mais antiga de design do Brasil, fundada em 1989.
UX Research
Nesse bate-papo ele explicou sobre o que é UX Research que nada mais é que uma pesquisa, uma reunião de operações ou atividades que pretende descobrir novos conhecimentos em vários domínios, principalmente no âmbito científico. É o processo sistemático de investigação, coleta, análise e interpretação de informações ou dados com o objetivo de adquirir conhecimento, responder a perguntas específicas, resolver problemas ou contribuir para a compreensão de fenômenos ou questões. Jordani ressaltando a frase de três autores:
“O caminho da pesquisa nem sempre é fácil, mas é o caminho mais curto para criar produtos que atendam às reais necessidades do seu público-alvo.” Henriques, Pilar & Ignácio, 2022.
O professor explicou sobre a pesquisa de experiência, comentando que o usuário sempre tem dois lados, por exemplo: ele pode amar ou odiar, simplificar ou complicar, aproximar ou afastar negócios dos clientes. E é aí que a pesquisa entra, trazendo o usuário para perto desde o momento da criação do produto, para ter certeza que este será aderente ao que o cliente pediu.
Durante o bate-papo, Jordani usa várias citações do livro, “UX Research com sotaque brasileiro”, que fala sobre como fazer pesquisas com usuários no Brasil sem apegos acadêmicos ou erros do mercado. E assim, já recomenda a leitura para os alunos.
Na experiência do usuário, principalmente para produtos digitais, ele destaca para a turma os quatro grandes fatores: Fundamentos, Preparação, Métodos fundamentais e Resultados.
Ele fala sobre:
Fundamentos:
Tipos de conhecimentos
Dado, Informação, Conhecimento, Sabedoria
Quali x Quanti
Pesquisa de experiência centrada no usuário
Desenvolvedor não é usuário
Preparação:
Plano de pesquisa em 5 etapas
Coleta de Dados
Métodos fundamentais:
Desk research
Entrevistas individuais ou em profundidade
Entrevistas em grupo
Etnografia
Observação
Pesquisa contextual
Teste de usabilidade
Resultados:
Síntese e análise dos dados
Agrupar e categorizar dados
Relatório final de pesquisas formais de UX
Entregáveis
Personas, cenários, jornadas e fluxogramas
Atuação Profissional
Ao final da conversa, ele falou sobre sua atuação profissional, mostrando como funciona todo o site da Rede D’Or, empresa em que ele trabalha, passando pelas páginas de Agendamento online de consultas e exames, Blog Tua Saúde, D’Or + Saúde. Jordani explicou que o setor de UX é recente na empresa e há uma equipe formada por 12 designers de interface e ele sendo o único pesquisador.
Pesquisa Acadêmica
Ele também conta um pouco sobre as primeiras pesquisas. A primeira foi em 1998 e em 2019 fez o Doutorado - Intertextualidade como proposta para o ensino da arte. A pesquisa era uma visão da linguagem visual, para tentar ajudar os professores e alunos sobre a visualidade.
E por último ele cita a frase que aparece no Google Acadêmico, que está escrito “sobre os ombros do gigante’’ .
Jordani conta que essa expressão está em uma das cartas de Isaac Newton, na qual o cientista afirmava: “se vi mais longe foi por estar de pé sobre os ombros de gigantes”. Reconhecendo a importância do trabalho de pesquisa.
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