top of page
  • Foto do escritorJean Caetano

Explorando as tendências de Web Design para 2024

Por: Leticia Caroline Aguiar


Acompanhe as principais tendências de web design para 2024 apresentadas por especialistas e indicados nas aulas de Web Design, na terceira fase do curso de Produção Multimídia.


Durante nossa disciplina a professora Claudia Crepaldi sempre busca trazer convidados especialistas, ou vídeos, com temas relevantes, que tragam insights aos alunos. Essas conversas, ou vídeos, tem diversas vantagens para o nosso aprendizado. Esses recursos complementam o que é visto em sala de aula, e oferecem uma visão mais ampla sobre o tema. E também, vídeos de fontes variadas permitem que nós tenhamos contato com diferentes perspectivas e abordagens, o que é essencial para desenvolver um pensamento crítico e inovador.


E o último tema do semestre foi sobre as Tendências de web design para 2024, a professora nos indicou dois vídeos, Web & UI Design Trends for 2024 de Jesse Showalter e 2024 Web Design Trends & Predictions de Ron Seel.





Os designers trouxeram tendências em comum, sendo elas:


Elementos 3D:

Essa tendência estourou em 2023 e continua crescendo em 2024, ela oferece interatividade e narrativa visual, tornando os projetos mais envolventes. As ferramentas se tornaram baratas, fáceis de usar e acessíveis para todos. Os elementos 3D se tornaram mais acessíveis graças as ferramentas como Spline e Adobe Dimension.


Elementos 3D - Disponível em Freepik
Elementos 3D - Disponível em Freepik

Animações complexas:

As animações complexas em design de interfaces vão além de simples movimentos para a esquerda, direita, para cima ou para baixo, elas possuem rolagem dinâmica, efeitos de paralaxe, interações com o cursor e outros elementos interativos que tornam os sites e aplicativos mais interessantes e divertidos. Essa tendência está crescendo devido ao uso de ferramentas como: Gap e Rive, que facilitam a criação dessas animações em diversos projetos. Essas ferramentas possibilitam animações de baixo custo. Com essas novas tecnologias, estamos vendo um aumento de animações avançadas neste ano.


Dark mode:

Antes era apenas uma opção agradável, agora é essencial. O modo escuro está em alta e veio para ficar. Muitos sites e aplicativos contêm o modo claro e o escuro, e permite alternar entre eles e até ajustar automaticamente com base na hora do dia ou configurações do próprio dispositivo. Com as tecnologias que facilitam a aplicação, estamos vendo mais sites com essa tendência em 2024. E também, é super importante aprender a usar diferentes tons de preto e cores escuras para se adaptar a essa tendência.


Light mode x Dark mode  - Disponível em Gizmochina
Light mode x Dark mode - Disponível em Gizmochina

Morfismo:

Essa tendência não irá dominar interfaces inteiras, ela aparecerá em detalhes que trazem alegria e estimulam a dopamina. Foi muito popular nos anos 2000, imitando a aparência de objetos reais, mas foi substituído pelo design plano, e está voltando porque as pessoas estão cansadas do design plano usado excessivamente. Agora, as pessoas buscam texturas e elementos que tornam o design mais real, como vidro, sombras e texturas.


Exemplo de Morfismo - Disponível em Freepik
Exemplo de Morfismo - Disponível em Freepik


Além das tendências em comum, Jesse Showalter apresentou também:


Arte de IA (Inteligência Artificial):

Em 2023, essa tendência “bombou”, mas ainda era desafiadora. Com os avanços das ferramentas em 2024, houve um aumento significativo no uso de imagens geradas por IA. Essas imagens substituem as fotos de banco de imagens tradicionais. Ferramentas como MidJourney e Adobe Firefly (Adobe Express) são fundamentais. Saber criar comandos é essencial para obter os melhores resultados para seus projetos.


Imagem gerada por IA - Disponível em Freepik
Imagem gerada por IA - Disponível em Freepik

Dimensionalidade e camadas:

Envolve sobrepor elementos, como texto sobre imagens ou formas sobre outros elementos, criando um efeito de álbum de recortes. Essa tendência traz vida e interesse aos designs. Em 2024, essa técnica artística se tornou ainda mais popular, adicionando profundidade e movimento aos projetos.


Exemplo de Dimensionalidade e Camadas - Disponível em Freepik
Exemplo de Dimensionalidade e Camadas - Disponível em Freepik

Cores vibrantes e gradientes:

Neste ano, a tendência está em abandonar paletas de cores neutras e trazer cores vibrantes e gradientes nos projetos. Estamos vendo designs mais divertidos e dinâmicos. Gradientes misturados com texturas estão mais comuns, e trazem uma sensação nova e divertida aos projetos. Essa tendência é marcada por experiências interativas, coloridas e vibrantes, e deixa de lado o estilo corporativo e sério.


Exemplo de Cores Vibrantes e Gradientes - Disponível no Freepik
Exemplo de Cores Vibrantes e Gradientes - Disponível no Freepik

Bento Grid:

Influenciada pela Apple e popularizada por empresas como Microsoft, está em alta este ano. Oferece uma sensação de uniformidade e organização, agrupando diferentes elementos de maneira lógica e moderna. São eficazes quando combinam interatividade, sendo aplicáveis na web e em dispositivos móveis. Este estilo de design é simples e fácil de usar, ideal para diversos projetos. Essa tendência está crescendo rapidamente.


Exemplo de Bento Grid - Disponível em SaasFrame Studio
Exemplo de Bento Grid - Disponível em SaasFrame Studio

Tipografia massiva:

É uma tendência duradoura na web e provavelmente irá continuar assim por ser interessante e divertida. Está se expandindo além das telas para aplicativos móveis, onde o espaço limitado torna cada elemento ainda mais marcante. Vemos agora, tipos maiores e mais ousados.


Exemplo de Tipografia Massiva - Disponível em Freepik
Exemplo de Tipografia Massiva - Disponível em Freepik

Ferramentas sem códigos:

O uso contínuo de ferramentas sem código para construir sites e aplicativos, é uma tendência. Essas ferramentas não apenas simplificam a criação de sites responsivos, mas também facilitam a construção de uma variedade de projetos sem a necessidade de codificação.


E por fim, uma última tendência trazida por Ron Seel:


Templatization (utilização de templates):

A utilização de templates da web está em alta, com muitas pessoas criando e vendendo modelos para plataformas como Framer, Fluxo da Web e WordPress. Isso proporciona acesso fácil a designs refinados, mas também leva a uma igualdade na aparência dos sites, já que muitos optam por usar modelos prontos.



Essas tendências de 2024 destacam a contínua evolução e inovação no campo do Web Design. A variedade e a aplicação prática dessas tendências nos ajudam a desenvolver um pensamento crítico e inovador, fundamental para nossa formação no curso.

26 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page