CLIENTE
O Mercado Público Municipal Flávio José dos Santos foi inaugurado no dia 20 de agosto de 2020. Está localizado na entrada do Parque Harry Hobus, no bairro Canoas, em Rio do Sul. O mercado substituiu as tradicionais feiras livres que aconteciam na Praça Ermembergo Pellizzetti e em frente ao estádio Alfredo João Krieck. Hoje o Mercado Público Municipal oferece produtos variados, desde frutas e verduras até plantas ornamentais. O local tem capacidade para 12 expositores e abre ao público de quarta a sexta das 07h às 18h e aos sábados das 07h às 13h. Além disso, oferece estacionamento, estrutura coberta, boa localização e de fácil acesso.
Mesmo instalado e bem situado, o Mercado Público necessita de divulgação para que as pessoas conheçam o espaço e os feirantes. E para ajudar nessa tarefa surgiu a parceria entre Mercado Público e o curso de Produção Multimídia da Unidavi. Durante o primeiro semestre de 2021, os acadêmicos da terceira fase do curso, dentro da disciplina de Projeto Experimental Multimídia II e outras disciplinas do semestre (Marketing digital, Redação multimídia, produção audiovisual e elaboração de roteiro) foi desenvolvido o projeto de comunicação para o Mercado
Público buscando dar visibilidade para o local e os feirantes. Para chegar ao resultado final foram necessárias algumas etapas:
1ª etapa: os acadêmicos foram até o mercado e conversaram com a responsável/organizadora do Mercado Público de Rio do Sul, Clarice. O objetivo dessa conversa era coletar informações sobre a estrutura e, qual faixa etária frequenta o mercado. Além disso, mostraram possíveis ideias para melhorar a divulgação.
2ª etapa: após essa visita, começaram a desenvolver os materiais necessários.
3ª etapa: criação de materiais gráficos e roteiro de filmagem.
4ª etapa: ida até o mercado novamente para captação das imagens.
O RESULTADO (MARCA)
A ideia foi alinhar os seguintes valores: sustentabilidade, modernidade e inovação. Buscamos envolver o design da estrutura do Mercado Público, ao ver a marca transmite um ar abstrato, e no telhado resultou o formato de uma sacola de papel.
MATERIAIS GRÁFICOS
Nas aulas de Projeto Multimídia Experimental II, foram desenvolvidos posts, banners e mockups.
REDES SOCIAIS/ PEÇAS
Para dar um up na divulgação do Mercado Público foi criado um perfil no Instagram, uma página no Facebook, uma conta de e-mail e também um e-mail marketing na plataforma do RD Station.
O DEPOIMENTO
Optamos por entrevistar uma cliente fiel do Mercado Público, a Mari (Marileia Apª Pereira). Ela trabalha como zeladora em uma transportadora. Frequenta o mercado onde está localizado atualmente desde que foi inaugurado. A feira como antes era conhecida, Mari visitava desde que tinha 16 anos com sua madrinha. Relata que antigamente o local não era muito bom, pois quando chovia molhava os produtores e também os produtos. Para Mari, as escolas e os pais deveriam incentivar as crianças e os adolescentes a fazerem uma visita ao Mercado Público para saber de onde vêm as verduras, a nata, o queijo e a geleia. Para que além de conhecerem o local, também aprendam que são produtos bons para a saúde por não conterem agrotóxicos.
Acompanhe o depoimento da Mari.
Comentários