top of page
  • Foto do escritorAgência Multimídia Experimental Unidavi

Papo de Mercado com Ketrin Raitz e Ricardo Hames


Os acadêmicos do curso de Produção Multimídia participaram, no dia 09/11, de uma conversa com dois egressos do curso de jornalismo da Unidavi. Em um papo muito descontraído, Ricardo Hames e Ketrin Raitz contaram um pouco de sua trajetória e dos desafios que os acompanharam até o momento. Desafios esses, presentes também na trajetória de qualquer produtor multimídia que queira sair da sua zona de conforto e inovar.


Ketrin, natural da cidade de Imbuia, sempre foi apaixonada pela área da comunicação. Formada em Jornalismo pela Unidavi, com habilitação em Comunicação Social, fez pós-graduação em Assessoria de Comunicação Pública Empresarial. E Ricardo, natural de Ituporanga, apaixonado pela área de Multimídia e também formado em jornalismo pela Unidavi, conta que antes de vir morar em Rio do Sul, trabalhava com a agricultura, sem muitas oportunidades no ramo de Multimídia.


Ambos conquistaram a oportunidade de trabalhar em uma emissora aqui da cidade de Rio do Sul, onde, colocaram em prática as lições aprendidas na faculdade. E não somente na área do jornalismo, Ricardo por exemplo, conta que, mesmo não sendo sua função, gostava de ajudar nas edições e filmagens da emissora. Já Ketrin, pôde colocar em prática seu aprendizado adquirido com pautas, produções, edição de vídeos e como apresentadora de jornal.


Mas não satisfeitos, e com sede de sair da zona de conforto para construir seus próprios caminhos, ambos foram atrás de novos horizontes e desafios. Ricardo optou por fazer intercâmbio, e ao voltar para Rio do Sul realizou seu sonho de trabalhar com Produção Multimídia, abrindo sua própria empresa, adquirindo equipamentos e fazendo sua própria clientela. E Ketrin, que naquele momento, fazia parte do time da RIC TV de Blumenau, foi convidada a ir para Brasília, lá ela trabalharia com Assessoria de Comunicação Política.



Nessa trajetória, ambos enfrentaram vários desafios diários, para alcançar seus sonhos e ambições. O que ficou evidente nos rostos de cada um é que com certeza cada desafio valeu a pena! Hoje, tanto Ricardo quanto Ketrin são empreendedores do ramo, cada um com sua empresa formada e atuante no mercado. Agora, com desafios certamente maiores, não esquecendo da pandemia do COVID-19, onde tiveram que se adaptar ao “novo normal” e ainda assim prestar serviços de qualidade a seus clientes.



O que esses dois profissionais singulares no seu ramo, deixaram de dicas, vale para cada profissional que deseja “sair e pensar fora da caixa” e se diferenciar dos demais profissionais no mercado, no ramo de Produção Multimídia ou não. São conselhos valiosos, então preste muito a atenção!


1.º Tenha palavra! Cumpra seus prazos e suas promessas. Não aceite trabalho que não conseguirá entregar, prazos e promessas são fatores e critérios decisivos para um cliente contratar serviços novamente.


2.º Saber de tudo um pouco te torna um profissional mais versátil, mas ser um profissional especialista no seu ramo é o divisor de águas. Então, busque o que mais gosta de fazer e se especialize, o mercado com certeza te verá com outros olhos.


3.º Quer atuar na área de mídias se destacando no mercado: esteja sempre disponível. Neste ramo de mercado não há uma rotina, se mostrar ativo e atuante traz visibilidade do seu trabalho e credibilidade, aumentando as chances de crescimento profissional.


4.º O último e não menos importante: o estudo nunca tem fim! Esse ramo de mercado está sempre em constante mudança, então, estar sempre atento e atualizado é imprescindível!

Texto: Guilherme Schulze, Jean Arruda, Paloma Fronza e Tiago Kopelke.

Acompanhe mais sobre nas redes:

49 visualizações0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page