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Solução Criativa para Horas Complementares: Como Alunos da UNIDAVI Usaram Design Thinking para Transformar um Desafio Acadêmico

  • Foto do escritor: Agência Multimídia Experimental Unidavi
    Agência Multimídia Experimental Unidavi
  • 29 de abr.
  • 5 min de leitura

Por: Eduarda Marchi, Eduarda Anderle, Isabela Schwantes, Maiara, Lucas da Silva


Horas Complementares

Cumprir horas complementares é um desafio enfrentado por muitos alunos da UNIDAVI, especialmente nos cursos de curta duração, como Produção Multimídia. Pensando nisso, nosso grupo decidiu transformar essa dificuldade em uma oportunidade de inovação, utilizando os métodos de Design Centrado no Ser Humano (HCD) para buscar soluções alinhadas com as reais necessidades dos estudantes.


Neste blog, você vai conhecer como aplicamos o Design Thinking para escutar nossos colegas, mapear os principais obstáculos e propor soluções criativas. Entre elas, estão o aprimoramento da plataforma “Minha Unidavi” e a criação do programa “Acadêmico Influencer”, que torna o processo mais acessível, prático e engajador.


O projeto: nossas primeiras ideias


Primeiras ideias

Nos primeiros dias do desafio, foi proposto que encontrássemos algum problema na sociedade que precisava de uma solução criativa. Tivemos as seguintes ideias iniciais:


  1. Falta de estrutura para proteção contra chuva nos pontos de ônibus.

  2. Dificuldade na busca por livros na biblioteca.

  3. Problemas relacionados à cantina da universidade.

  4. Ausência do curso de Odontologia na UNIDAVI.

  5. Falta de estacionamento coberto para motos.

  6. Poucas opções de atividades complementares gratuitas para cumprir as horas exigidas pela universidade.

  7. Coleta de lixo ineficiente ou insuficiente.

  8. Ausência de câmeras nas salas de aula e nos laboratórios.

  9. Desafios para montar um portfólio competitivo antes da formatura — muitos alunos saem da faculdade sem projetos de qualidade para apresentar no mercado.

  10. Como criar campanhas de conscientização para o descarte correto de lixo na comunidade local?


Para facilitar a escolha do nosso problema, utilizamos o método “Como criar soluções [X] para que [Y], de modo que [Z]?”.

Com base nesse formato, consideramos outros possíveis problemas que poderiam ser trabalhados:


  1. Como criar soluções multimídia inovadoras para pequenas empresas locais de modo que aumentem sua presença digital e atração de clientes?

  2. Como podemos utilizar storytelling e design interativo para idosos de modo que incentivam a socialização e o bem-estar?

  3. Como podemos desenvolver campanhas digitais gamificadas para incentivar a doação de sangue de modo que aumentem a adesão de doadores regulares?

  4. Como podemos facilitar o acesso a oportunidades de atividades complementares para os alunos da UNIDAVI de modo que eles consigam cumprir as horas exigidas de forma acessível, prática e motivadora?


Ao final, o problema escolhido foi:


“Como podemos facilitar o acesso a oportunidades de atividades complementares para os alunos da UNIDAVI, de modo que eles consigam cumprir as horas exigidas de forma acessível, prática e motivadora?”


Como alunos da universidade, identificamos que esse é um problema recorrente, especialmente nos cursos de curta duração, como Produção Multimídia.


O Desafio: Horas Complementares Acessíveis e Motivadoras


Horas complementares acessíveis

Na UNIDAVI, muitos alunos enfrentam dificuldades para cumprir as horas complementares exigidas pelo curso. Entre trabalhos em período integral, falta de divulgação clara e a dispersão de oportunidades, o processo acaba sendo burocrático e desmotivador.


Nosso grupo, da 3ª fase de Produção Multimídia, decidiu encarar esse problema usando ferramentas de HCD, proposto em sala de aula, para criar soluções práticas e inovadoras. Assim iniciamos as etapas Ouvir, Ideação e Implementação. 


Etapa 1: Ouvir o público (Por que os alunos sofrem com isso?)


Ferramenta 1: Pesquisa Secundária (Formulário com Alunos)


Principais Insights:


  • 72% dos alunos trabalham em período integral e têm pouco tempo livre.


  • Falta um canal centralizado – as oportunidades são descobertas por WhatsApp ou indicações.


    Gráfico: atividades complementares

  • Cursos online gratuitos são os mais procurados, mas muitos não sabem onde encontrá-los.


Gráfico: atividade complementar de interesse

Ferramenta 2: Os 5 Porquês (Entrevista com um Aluno)


Entrevistamos presencialmente alguns alunos e coletamos essas informações: 


Pergunta: Você sabe onde procurar horas complementares?

Resposta: Não 


Pergunta: Por que? 

Resposta: Porque falta incentivo da Unidavi e divulgação, se não fosse o grupo da sala eu não saberia.


Pergunta: Por que você acha que falta divulgação? 

Resposta: Porque é uma obrigação do aluno procurar 


Pergunta: Por que você acha que é obrigação do aluno? 

Resposta: Porque o curso pede 


Pergunta: Por que você acha que o curso pede? 

Resposta: Porque precisa provar que estamos prontos para exercer as atividades fora do curso, e também para complementar o que aprendemos aqui.


Conclusão: O problema não é só acesso, mas também comunicação e engajamento.


Ferramenta 3: Defina Seu Público


Identificamos 3 pilares do nosso público principal:


  • Usuários principais: Alunos da UNIDAVI (especialmente os que trabalham).

  • Influenciadores: Professores, coordenadores, colegas.

  • Parceiros em potencial: SEBRAE, PUC Online, RD Station (oferecem cursos gratuitos).


Etapa 2: Ideação (Brainstorming de Soluções)


Nessa etapa, iniciamos um brainstorming descrevendo soluções para o nosso problema e depois preenchemos a “Jornada do Usuário”.


Depois de avaliarmos, essas foram as 3 soluções escolhidas: 


  1. Aprimorar a plataforma “Minha Unidavi”: para que os alunos tenham mais facilidade de encontrar as horas complementares, a plataforma seria aprimorada para que ele tivesse acesso a quantas horas necessita para finalizar, quantas horas são válidas para cada atividade e indicações de cursos e eventos com certificado (grátis ou pagos) para a determinada área.


  1. Projetos Extracurriculares com Professores: Atividades não obrigatórias elaboradas pelos professores, onde dão um prazo de 1 mês para finalizar e que valem horas.


  1. Programa "Acadêmico Influencer": Alunos se encarregam de fazer a social media do curso e, para aqueles que participam com copywriting, roteiros, edições e etc, ganham horas complementares por participação.  


Etapa 3: Implementação (Como Fazer Acontecer?)



Cronograma Piloto (3 meses):


  • Abril: Reunião com TI + protótipo da plataforma atualizada.

  • Maio: Lançamento do 1º projeto extracurricular + divulgação.

  • Junho: Feedback dos alunos e ajustes finais.


Indicadores de Sucesso:


  • Protótipo da plataforma: Alunos acessam com facilidade, conseguem visualizar e enviar certificados

  • Projeto piloto de professor: Participação de pelo menos 20% da turma

  • Acadêmico Influencer: Pelo menos 5 alunos participando na primeira edição

  • Comunicação: Aumento no engajamento nos grupos e menções positivas

  • Avaliação final do piloto: Alunos relatam mais facilidade em cumprir horas e sugerem melhorias


Responsáveis por Etapa (exemplo)


  • Coordenação com TI / plataforma: Lucas

  • Contato com professores para projetos: Isabela

  • Criação e acompanhamento do “Acadêmico Influencer”: Maiara

  • Comunicação com os alunos: Eduarda + redes sociais / grupo da turma

  • Coleta de feedback e avaliação: Eduarda


Ferramenta 2: Folha de Recursos

Categoria

Já temos

Precisamos

Distribuição

Canais de comunicação, plataforma existente, grupos

Atualização da plataforma, cronograma fixo, materiais gráficos

Capacidades

Equipe engajada, professores parceiros, conhecimento de mídia

TI, aprovação oficial, controle de horas, formação dos influenciadores

Parceiros

Professores, colegas, instituições com cursos

Coordenação, TI, DECOM, novos parceiros para oferta de cursos


Conclusão: Design Thinking na Prática


Design Thinking


Esse projeto mostrou que, com pesquisa, criatividade e colaboração, é possível transformar um problema burocrático em uma solução engajadora.


Próximos passos:


  • Testar o piloto com alunos da nossa turma.

  • Expandir para outros cursos da UNIDAVI.


Quer estudar em uma universidade que incentiva projetos criativos e colaborativos como este? Conheça a UNIDAVI!





 
 
 
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