top of page
  • Foto do escritorJean Caetano

UX/UI designer faz bate-papo com acadêmicos de Produção Multimídia

No dia 04 de março de 2024, acadêmicos da terceira fase do curso de Produção Multimídia tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória do professor, web designer e ilustrador Marcos Bernardes. O bate-papo foi mediado pela professora Claudia Crepaldi e ocorreu via Google Meet, durante a aula da disciplina Web Design.

Marcos que é professor da Univali (Florianópolis/SC) e também atua como UX/UI designer na Loja Integrada, contou como foi a sua trajetória profissional, que iniciou em 2003, na empresa Dataclicks, em Itajaí.


Apesar do início sem nenhuma experiência, com muito esforço, dedicação e persistência, rapidamente conseguiu aprimorar diversas técnicas da área, apresentando uma evolução pessoal e profissional promissora.


Em maio de 2007, Marcos ingressou na empresa 10ML, onde suas noções e horizontes sobre propaganda, marketing e web design foram expandidas. Mudou-se então para Florianópolis, onde conquistou uma vaga como designer na Nuovo Design, permanecendo nesta empresa até 2016.


Marcos ressaltou o processo de networking e a criação de laços, foram muito significativos em sua trajetória, onde o compartilhamento de informações, serviços e aprendizados no mercado de trabalho aconteceram de forma muito harmoniosa. Os contatos e as amizades que fez nos ambientes de trabalho sempre foram um facilitador na busca de novas oportunidades profissionais.


Depois de formado e com especialização em design gráfico, o profissional começou a ministrar aulas no curso de Produção multimídia da UNIDAVI (Rio do Sul - SC), sendo responsável pelas matérias de Web Design e Projeto Multimídia Experimental I e II, onde permaneceu de 2014 a 2016. Também em 2014 passou a fazer parte do corpo docente da Univali, onde permanece até hoje.


Com o início da pandemia, o número de aulas que ministrava foi reduzido e ele sentiu a necessidade de encontrar um segundo emprego. Fazendo uso de sua influente rede de contatos, ingressou como ilustrador na empresa Mind the Graph, startup de Florianópolis, que funciona como um banco de imagens voltado para o nicho científico, onde os assinantes podem usar figuras específicas para colocarem em seus designs e criarem seus próprios gráficos.


Figura01:Banco de imagens da empresa Mind the Graph apresentado na palestra.
Figura01:Banco de imagens da empresa Mind the Graph apresentado na palestra.

Figura02:Marcos mostrando e comentando sobre o seu trabalho como ilustrador.
Figura02:Marcos mostrando e comentando sobre o seu trabalho como ilustrador.

Mais tarde, a Mind the Graph foi vendida para um grande grupo indiano (Cactus Communications), responsável pela aquisição de múltiplas empresas do mesmo ramo e m abril de 2022, Marcos ficou incumbido da tarefa de repaginar o workspace desta empresa no prazo de 12 meses, começando sua atuação como UX e UI designer Em virtude deste processo, foram realizados diagnósticos, designs, NPS, pesquisas, entrevistas com os usuários, que geraram 200 sugestões de melhorias a serem feitas.


Ainda na Mind the Graph Marcos teve a oportunidade de viajar para a Índia e conhecer a sede da Cactus Communications. Ele e sua equipe passaram uma semana no país, trocando idéias e participando de workshops, onde apesar das diferenças culturais, o designer se apaixonou pelo lugar. (Figura 3).


Figura 3: Marcos e seus colegas de trabalho na Índia.
Figura 3: Marcos e seus colegas de trabalho na Índia.

Em 2023, a equipe da Mind the Graph sofreu uma redução de pessoal e Marcos ficou responsável por grande parte do trabalho. Aos poucos sentiu-se sobrecarregado com o acúmulo de tarefas e observou que não conseguia dedicar o tempo que desejava para seus filhos e diante deste cenário, achou melhor pedir demissão. Mais uma vez, contando com a indicação de colegas de profissão, logo se recolocou, e foi contratado pela Loja Integrada para desenvolver a plataforma de marketplace, onde permanece até os dias atuais (Figura 4).


Figura 4: Loja Integrada da qual Marcos faz parte atualmente.
Figura 4: Loja Integrada da qual Marcos faz parte atualmente.

Durante sua carreira, o designer revelou que por muitas vezes se sentiu nervoso ou inseguro, mas sempre confiou em seu potencial e seguiu sua intuição, com força de vontade e determinação para alcançar seus objetivos. Enfatizou que precisamos sair da nossa “zona de conforto” e nos abrirmos para o “novo”, mesmo que estejamos temerosos diante de uma situação nova e desconhecida. Ele sempre seguiu a orientação de que “se acreditarmos em nossa capacidade, conseguiremos tirar proveito de nossas fraquezas e evoluir como profissionais e seres humanos”.


Por fim, Marcos Bernardes nos deixou com a seguinte mensagem: “Há um abismo entre quem você quer ser e quem você é”, só precisamos olhar para baixo e perceber que é um espaço pequeno e que podemos e somos capazes de pulá-lo.


27 visualizações1 comentário

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Claudia Crepaldi
Claudia Crepaldi
há 6 dias
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Foi muito legal ter a participação do professor Marcos, que já fez parte do quadro docente do curso. Destaco a importância de trazer profissionais e professores externos para enriquecer a troca em sala de aula! 🤓

Curtir
bottom of page