Por: Vitória Odorizzi
Quando comecei a pesquisar sobre design, descobri essa história que me fez admirar ainda mais a profissão e perceber a importância do visual para as relações entre o produto e o consumidor. Leia e encante-se também!
A empresa britânica Cadbury era famosa pela sua barra de chocolate ao leite “Dairy Milk”. Certa vez, para diminuir a quantidade de gramas, mas continuar vendendo pelo mesmo preço, decidiram arredondar as bordas do chocolate que antes era quadrado, fazendo ele ir de 49g para 45g.
Entretanto, o público não gostou da mudança. A indignação não era pela barra estar menor e, sim, por estar mais doce. A revolta foi tão grande, que até uma petição foi feita pelos consumidores da marca para que a empresa voltasse com a receita original do chocolate tão amado pelos britânicos. Porém, a própria marca teve que vir a público se explicar: nada na receita original foi mudado, apenas o formato.
Essa história nos prova a importância do design sensorial. Cada formato nos passa um tipo de sensação: formas arredondadas passam a sensação de serem mais doces do que formas quadradas, que geralmente são mais amargas. Se o dono da Cadbury tivesse pesquisado mais sobre design ele teria evitado uma baita confusão, não é mesmo?
Outro fato interessante que explica o fenômeno do design sensorial é o teste criado pelos neurocientistas Vilayanu Ramachandran e Edward Hubbard, da Universidade da Califórnia. Para provar que o cérebro é sinestésico, ou seja, que consegue misturar os sentidos, os cientistas desenharam duas formas: uma pontiaguda e outra arredondada. E pediram para que as pessoas nomeassem essas formas, uma de “kiki” e outra de “bouba”. Cerca de 95% do público deu o nome de “kiki” para a forma pontiaguda e de “bouba” para a arredondada.
As respostas alegavam que a palavra “bouba” saia da boca mais suave e macia tal qual a forma arredondada apresentada e a palavra “kiki” soava mais áspera e pontiaguda. Provando a teoria dos professores de que o cérebro associa som e formato.
Como você pôde ver, os sentidos conversam muito com a área do design e tecnologia. No marketing eles também são importantes; uma loja que vende produtos para praia que ao entrar você sente o som de ondas e um cheirinho de mar é muito mais atrativa para o cliente que a frequenta. Dados provam que esse estímulo sensorial ajuda de forma eficiente nas vendas planejadas.
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