top of page
  • Foto do escritorAgência Multimídia Experimental Unidavi

6 maneiras de destravar sua criatividade

Um guia com práticas para driblar de vez o bloqueio criativo!

Thalía Sborz

Data: 22/11/2021

Hora: 19h30 Você já parou para pensar em como sua criatividade surge? Esse não é um dom, é um exercício que todo mundo pode fazer. E, existem formas de simplificar o processo. Tem quem goste de reunir ideias em um bloco de notas, funciona melhor ao pensar em conjunto, buscar referências, descansar. Além dessas, existem diversas outras maneiras de explorar seu repertório criativo. Por isso, esse texto traz dicas práticas para destravar sua criatividade.


#1 Fale sobre suas ideias

Já ouviu aquele ditado: “duas cabeças pensam melhor que uma”? Pois é, conversar com alguém sobre aquele plano que ainda não saiu do papel, por mais ‘impraticável’ que possa parecer, estimula muito a imaginação. Dica: se a pessoa estiver fora do seu nicho, é um bônus!


#2 Trabalhe com etapas

Antes de pensar em soluções criativas, é preciso selecionar o que pode ser feito a partir de uma curadoria. É comum que alguns insights fiquem ‘soltos’ e não conversem diretamente com o objetivo do projeto. E, é aí que a curadoria entra. Então, filtre tudo e selecione apenas as ideias que sejam executáveis na etapa de criação.


#3 Consistência é a chave

O fato é: criatividade se pratica. Isso significa que, quanto mais você exerce a sua, maior será o seu repertório criativo. Aliás, essa é uma ótima forma de combater o seu mindset perfeccionista. Então, insista na criação sempre que puder.


#4 Revisite seus conteúdos

Sabe aquele conteúdo que você amou criar e engajou muito bem? inspire-se nele. Uma das formas mais simples de estimular a criatividade é buscar ideias nas próprias criações, além de entender como sua comunicação pode ajudar nesses momentos.


#5 O sensorial desperta novas ideias

Experiência, sabor e criatividade. O que todas essas palavras têm em comum? Elas ativam nossos sentidos; o paladar, por exemplo, é uma ótima forma de testar diferentes sensações e conexões no nosso dia a dia. Provar novos sabores ajuda o cérebro a sair daquele ciclo de repetição e, consequentemente, estimula novas ideias.


#6 Renove práticas a cada 30 dias

Novos hobbies são sempre bem-vindos e podem ser super úteis no processo de criatividade. Qual foi a última vez que você fez uma coisa nova? Comece algo diferente hoje e renove a cada 30 dias. Ex: esportes, pintura, culinária...


E não para por aí: micro atitudes fazem toda a diferença na hora de exercitar o pensamento criativo. Por isso, é importante praticar sempre e aprimorar suas habilidades. Agora o desafio é aplicar pelo menos duas dicas na sua rotina. Deixe sua criatividade fluir. Ah, vale lembrar que esse exercício não serve apenas para criar coisas, mas também resolver problemas, ok? Vai com tudo!


51 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page