top of page

O Lado Bom do Dia: reconectar-se com o presente em meio à distração digital

  • Foto do escritor: Jean Caetano
    Jean Caetano
  • 30 de abr.
  • 3 min de leitura

Entre os dias 16 e 24 de abril de 2026, acadêmicos do curso de Produção Multimídia da Unidavi participaram da 4ª edição do Hackathon Multimídia, uma imersão criativa baseada no método Sprint. Neste ano, o tema “Reconectar: Relações humanas na era da distração digital” provocou os participantes a refletirem sobre o impacto do uso excessivo da tecnologia nas relações humanas.


Um grupo de sete pessoas posa sorrindo em frente a um quadro branco com desenhos e texto. Ambiente educacional, clima descontraído.

Abertura: o ponto de partida

O evento teve início com a palestra de André Carvalhal, autor do livro “A alegria em ficar de fora”. Durante sua fala, foram levantadas reflexões sobre o vício em redes sociais, o excesso de estímulos digitais e a dificuldade de manter a atenção no presente.


A partir dessas provocações, os estudantes foram convidados a responder à pergunta “Como nós podemos?”, registrando ideias em post-its, etapa que deu início à construção das problemáticas trabalhadas ao longo do Sprint.

Auditório cheio, pessoas assistem palestra com transmissão em telão, ambiente iluminado. Bandeiras ao fundo. Tom informal e educativo.
foto de abertura do evento/palestra

Dia 1: Entendimento: definindo o problema


No primeiro dia, os acadêmicos foram organizados em equipes multidisciplinares.


A Equipe 2 contou com:

Facilitadora: Kathelyn Eufrazio (3ª fase)

Cobertura: Bruna Batista e Kauane Venturi (3ª fase)

Time de Sprint: Murilo Darolt, Felipe Hafemann Fachini, Graceli, Vinicius Ferreira e Vanessa Bonin (1ª fase)


A dinâmica começou com a organização dos CNPs (Como Nós Podemos), que foram agrupados por afinidade e votados pela equipe. A partir disso, foi definida a problemática central:


“Como nós podemos reduzir o uso do celular em momentos sociais e importantes?”


Em seguida, o grupo desenvolveu um mapa estratégico, refletindo sobre objetivos de longo prazo, atores envolvidos e possíveis caminhos para gerar impacto


Papel com post-its coloridos e anotações sobre "Descobrir, Aprender, Engajar". Setas e pontos coloridos indicam progresso. Mão segura um celular.
Post-its colados na parede/Equipe reunida discutindo


Dia 2: Ideação: explorando caminhos


Durante o segundo dia, a equipe se dedicou à geração de ideias. Diversas soluções foram consideradas, como campanhas digitais, ações educativas e eventos presenciais.


No entanto, ao longo das discussões, surgiu um insight decisivo: muitas dessas propostas ainda mantinham as pessoas conectadas ao digital, o que contrariava o objetivo principal.


Foi a partir dessa percepção que o grupo decidiu seguir um caminho diferente, criar uma solução que incentivasse a desconexão real

Mão com unhas pretas desenha figura feminina em papel branco. Celular ao lado exibe ilustração em cores. Ambiente de trabalho claro.
Caderno com esboços



Decisão: escolhendo a melhor solução

No terceiro dia, as ideias foram analisadas de forma crítica por meio de técnicas como mapa de calor e votação.

A proposta que mais se destacou foi a criação de um diário analógico, por sua coerência com o problema e seu potencial de impacto no comportamento das pessoas.

A partir disso, a equipe estruturou um storyboard, organizando a jornada do usuário e definindo como a solução funcionaria na prática.


Prototipagem: tornando a ideia real

Durante a fase de prototipagem, a solução ganhou forma: nasceu o projeto “O Lado Bom do Dia”, um diário físico que propõe uma pausa diária para reconexão com o presente.

A ideia central é simples: dedicar cerca de cinco minutos por dia para registrar ao menos um aspecto positivo vivido, por meio de perguntas guiadas e pequenos desafios.


O diário foi estruturado em três níveis:

  • Diário: registros rápidos do dia a dia

  • Semanal: revisões e reflexões

  • Extras: conteúdos de apoio e desafios


Além disso, foi definida uma jornada de uso que começa no ambiente digital, mas conduz o usuário para uma prática offline, incentivando a criação de um novo hábito.


Capa e interior de um diário verde intitulado "O lado bom do dia". Mãos seguram o diário aberto com texto reflexivo e formulário.
Protótipo do diário


Dia 3: Teste e apresentação: validando a ideia “O Lado Bom do Dia”


No último dia, os protótipos foram apresentados aos colegas, participantes do evento e professores, marcando o momento de compartilhamento das soluções desenvolvidas ao longo do Sprint.


A Equipe 2 apresentou o projeto “O Lado Bom do Dia”, destacando seu conceito, funcionamento e potencial de impacto no cotidiano das pessoas. A troca com os demais participantes permitiu observar diferentes perspectivas sobre a proposta e reforçou a relevância do tema trabalhado.


A apresentação evidenciou que, mesmo com uma solução simples, é possível gerar reflexões significativas sobre o uso do celular e a forma como nos relacionamos com o tempo e com as pessoas ao nosso redor.



Professores sentados em uma sala, atentas a uma apresentação. Usam roupas escuras e óculos. Ambiente neutro e expressão concentrada.
Equipe apresentando na frente/Professores assistindo


Impacto: pequenas pausas, grandes mudanças

O projeto “O Lado Bom do Dia” busca incentivar a maior presença no dia a dia, redução da ansiedade causada pelo excesso digital, fortalecimento das relações humanas e desenvolvimento de um olhar mais positivo.


Ao propor uma solução analógica, o projeto se diferencia por não depender de mais tecnologia, mas sim de uma mudança de comportamento.

Aprendizados


A experiência no hackathon reforçou a importância do trabalho em equipe, da escuta ativa e da construção de soluções centradas nas pessoas.

Mais do que desenvolver um projeto, os participantes foram convidados a refletir sobre sua própria relação com o digital e a importância de criar momentos de pausa e presença.


Quatro pessoas em pé, observando uma tela com o texto "O Lado Bom do Dia" em uma sala com desenhos na parede. Ambiente colaborativo.
Foto da equipe apresentando



“O Lado Bom do Dia” não é apenas um produto, mas um convite à reconexão.

Em um mundo marcado por distrações constantes, o projeto propõe algo simples e poderoso: parar, observar e perceber que as melhores coisas do dia acontecem fora das telas.

logo_ame_branca_transp.png

© 2019 | AME - Agência Multimídia Experimental

Curso de Produção Multimídia - UNIDAVI

(47) 3531-6056 | ame@unidavi.edu.br

Rua Dr. Guilherme Gemballa, 13

Rio do Sul, Santa Catarina - Brasil

bottom of page