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Como Podemos Facilitar o Início de Carreiras para os Alunos da Unidavi de Modo que Consigam uma Boa Visibilidade no Mercado de Trabalho

  • Foto do escritor: Jean Caetano
    Jean Caetano
  • 29 de abr.
  • 4 min de leitura

Por: Murilo Gonçalves, Matheus Hennich, César Ferreira, David de Souza, Henrique Beppler


O início de uma carreira pode ser desafiador, especialmente para estudantes das áreas criativas. Neste post, exploramos ferramentas do Design Centrado no Humano (HCD) que podem ajudar os alunos da Unidavi a superar barreiras, ganhar visibilidade e se conectar a oportunidades reais de estágio e emprego. A solução propõe o desenvolvimento de uma plataforma de portfólios integrada a mentorias, impulsionando a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.



Introdução

No nosso dia a dia como estudantes de PRM, percebemos o enorme talento que existe ao nosso redor: projetos criativos e ideias inovadoras nascendo dentro da Unidavi. No entanto, muitos desses potenciais acabam não ganhando a visibilidade que merecem.


Buscando solucionar esse problema de carreira, aplicamos a metodologia do Design Centrado no Humano (HCD), uma abordagem que coloca as necessidades reais das pessoas no centro do processo criativo, priorizando seus desejos, desafios e limitações.


A seguir, mostramos como, em três etapas — Ouvir, Criar e Entregar —, desenvolvemos uma solução voltada a estudantes de áreas criativas como design, ilustração e edição buscando uma carreira no mercado de trabalho.



O que é o Human Centered Design (HCD)?


Criada por Klaus Krippendorff, o Human Centered Design é uma metodologia que visa criar soluções mais eficazes, usáveis e satisfatórias. Durante o desenvolvimento deste projeto, o HCD guiou todas as etapas, desde a coleta de dados até a construção da solução final.

As ferramentas aplicadas foram todas extraídas do Design Kit, referência internacional em processos de inovação centrados nas pessoas.



Etapa 1: Ouvir


Na primeira fase, buscamos definir claramente o público-alvo do projeto: alunos e ex-alunos da Unidavi iniciando suas carreiras criativas e enfrentando desafios de visibilidade e inserção profissional.


Grupo de jovens em uma mesa com papéis
Imagem ilustrativa da coleta de informações dos acadêmicos de PRM

Para entender profundamente as necessidades, aplicamos três ferramentas principais:


1.1 Ferramenta de Recrutamento de Participantes


Selecionamos entrevistados por meio de convites e formulários, garantindo diversidade e representatividade. Também estabelecemos estratégias para engajar e manter os participantes ativos ao longo do projeto.


1.2 Entrevistas


Realizamos conversas abertas para captar expectativas e dificuldades. De modo presencial e com pessoas próximas, as informações obtidas se demonstraram assertivas e extremamente reveladoras destacando dimensões reais e profundas presentes no nosso problema. Os depoimentos revelaram pontos críticos:


Murilo: "É difícil competir com outros profissionais que os clientes e as empresas já confiam."
Amábile: "Projetos, tenho muitos, mas acabo não publicando eles nas plataformas como Behance e LinkedIn."

Interface de uma página na web de portfólios digita
Feed do Behance, Plataforma online de portfólio digital para profissionais criativos apresentarem e descobrirem trabalhos. Também funciona como busca por oportunidades profissionais

Ambos destacaram a importância de ter como recurso redes de contatos e mentorias. Murilo reforçou:


"Consegui ter uma noção mais aprofundada de como me divulgar e conceitos de venda."

Amábile ainda comentou:


"O mercado poderia oferecer mais oportunidades voltadas a iniciantes, como vagas focadas em aprendizado."

1.3 Pesquisa Secundária


Analisamos dados relevantes sobre empregabilidade no Brasil:


69% dos recém-formados estão empregados em até um ano após a graduação, sendo 48,82% em posições formais (CNN Brasil, Jornal Contábil).


Apenas 1 em cada 10 recém-formados atua em vagas compatíveis com sua formação (APUFSC, NSC Total).


Falta de experiência é a maior barreira para jovens no mercado (Universidade São Judas Tadeu).


Apenas 5,48% dos estudantes aptos conseguem estágio (ABRES).


Esses dados confirmaram a necessidade urgente de soluções práticas para facilitar a transição dos estudantes ao mercado.



Etapa 2: Criar


2.1 Brainstorm


Realizamos sessões de ideação livres, focadas em quantidade antes de qualidade, promovendo um ambiente criativo e colaborativo.


2.2 Seleção de Ideias


Utilizando um modelo de quatro quadrantes (impacto x facilidade de implementação), selecionamos as propostas mais promissoras:


  • Campanhas de Divulgação dos Alunos


  • Mapa de Oportunidades Locais


  • Aplicativo de Oportunidades para Iniciantes


  • Clube de Networking e Comunidade Criativa da Unidavi


Essas ideias equilibram impacto e viabilidade, garantindo soluções práticas e eficazes.


Pensando em qual ideia iria satisfazer melhor as demandas e dados coletados na etapa anterior, o Aplicativo de Oportunidades para Iniciantes se mostra o mais eficaz. Além da possibilidade de mesmo nele poder oferecer os outros serviços idealizados, por exemplo um Clube de Networking e Comunidade Criativa. Um lugar onde você expressa suas habilidades, em uma plataforma que apoiadores impulsionam seu portfólios, e cria contatos profissionais que se convertem em oportunidades de negócio.


Página da web

Página da web


Página da web
Protótipo ilustrativo desenvolvido por alunos da T7 de PRM na 2a fase do curso


Etapa 3: Entregar


3.1 Roteiro para o Sucesso


Desenvolvemos um cronograma que prevê:


  • Prototipagem e testes: durante o primeiro semestre.


  • Desenvolvimento e ajustes: ao longo do segundo semestre.


  • Lançamento da plataforma: no final do ano.


Planilha
Cronograma de entrega do aplicativo

3.2 Equipe Seu Projeto


O time de implementação inclui:


  • Desenvolvedores de TI


  • Designers de interface


  • Professores da Unidavi


  • Empresas e mentores parceiros


3.3 Folha de Recursos


Identificamos recursos essenciais para o sucesso:


  • Distribuição: Redes sociais e canais internos da Unidavi (Instagram, Facebook, WhatsApp, rádio e site).


  • Capacidades: Equipe de TI, coordenação da universidade e engajamento dos alunos.


  • Parceiros: Empresas locais e mentores dispostos a colaborar com feedbacks e oportunidades.



Conclusão


Aplicando o Design Centrado no Humano, desenvolvemos uma solução concreta para que os alunos criativos da Unidavi possam ganhar mais visibilidade e oportunidades no mercado de trabalho.


A nova plataforma integrará portfólios, mentorias e uma comunidade de networking, ampliando a conexão dos estudantes com o mercado e proporcionando crescimento profissional de longo prazo, contando com a ajuda de professores e profissionais para impulsionar projetos promissores e portfólios com qualidade.

Este é apenas o começo.


Com talento, estratégia e suporte certo, os futuros profissionais criativos da Unidavi terão um espaço próprio para brilhar.

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