Pilares para a criação de uma identidade visual que traz resultados

Conheça a importância e benefícios de manter uma identidade visual no seu negócio

Por: Naiara Adriane dos Santos

Publicado em: 17/12/21 às 10h20.

Estudos apontam que o cérebro processa muito mais rápido as informações apresentadas de maneira visual do que textual. Por isso, é necessário garantir uma boa identidade visual em uma marca, para manter as pessoas conectadas com as ideias e valores da marca. Mas afinal, você sabe o que realmente é identidade visual?

O que é Identidade Visual?

A maioria das pessoas quando pensa em começar um próprio negócio, é comum pensar no logotipo, pois acha que é a identidade visual em si. Isso não é correto, pois a identidade visual é além de uma logotipo. Ela é tudo aquilo que torna uma marca singular. Ou seja, é um conjunto de elementos, principalmente gráficos, que faz com que a marca da sua empresa seja única e representada de maneira simples, clara e única - seja nas mídias sociais ou até mesmo em um outdoor.

Principais pilares para criação da identidade visual:

Briefing

Antes de tudo o primeiro passo é fazer o Briefing, que é uma coleta de dados sobre a marca e toda a história do produto/serviço.

Estudo sobre a concorrência

O monitoramento da concorrência ajuda a compreender melhor como essas empresas reagem. E, quais os pontos fortes e fracos para realizar um comparativo com seus processos internos e identificar os pontos que precisam ser aprimorados.

Brainstorming ou tempestade de ideias

Essa é a etapa onde é apresentado várias ideias que surgem durante o processo de elaboração da identidade visual. Após o brainstorming, é realizada a seleção das ideias para filtragem das mais relevantes, tanto para a marca quanto para os consumidores.

Logotipo

O logotipo deve ser de acordo com a cara da sua marca. Deve representar a história e missão da mesma.

Paleta de cores

As cores possuem poder de transmitir sensações e despertar sentimentos, por isso, é importante saber fazer a escolha adequada.

Tipografia A tipografia é a forma como as fontes são exibidas. Representa na maioria das vezes a mensagem que sua marca deseja transmitir.

Portanto, já deu para imaginar o quão trabalhoso e quanto estudo deve ser realizado na criação de uma identidade visual que atraia as pessoas. Para mais informações sobre este tema, acesse: https://gaud.com.br/blog/passos-para-criar-uma-identidade-visual/